Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza 1º congresso que associa esporte à religião
Para Dom Orani, esporte é um meio para que jovens e adultos construam suas vidas pessoais e comunitárias |
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 26-07-2010, Gaudium Press) A Pastoral dos Esportes da arquidiocese do Rio de Janeiro realizou neste sábado, 24, na Catedral Metropolitana da cidade, a primeira conferência de esportes e religião que debateu a influência positiva do esporte na evangelização dos jovens. O encontro, cujo tema foi “A Igreja e os Grandes Eventos Esportivos”, teve a presença do arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, do coordenador geral da Pastoral dos Esportes, Padre José Carlos Lino, e do secretário dos Esportes e Lazer da capital carioca, Rogério Pimenta, entre outros.
A abertura do congresso ficou a cargo de Dom Orani, que destacou a vocação do Rio de Janeiro como cidade esportiva. Como exemplo disso, falou o prelado, estão os grandes eventos do esporte (Copa do Mundo e Olimpíadas) que a capital vai sediar nos próximos anos. O arcebispo comentou também o aspecto do esporte como desenvolvedor da pessoa humana. “O esporte é um meio para que jovens e adultos construam suas vidas pessoais e comunitárias”, disse.
Dirigindo-se em especial ao Padre José Carlos Lino, o arcebispo falou sobre o trabalho da Pastoral dos Esportes, que vem, através da prática esportiva, atendendo crianças de várias comunidades, evangelizando-as e desenvolvendo nelas os valores da vida. “Essas crianças e jovens que estão praticando esportes podem vir a representar o Brasil, um dia. Quanto mais valores nós temos, maior é a possibilidade de construir uma sociedade justa e unida pelo esporte”, afirmou.
Por sua vez, Padre Lino, coordenador geral da Pastoral dos Esportes afirmou que é preciso evangelizar não apenas as paróquias, mas também outros ambientes esportivos. “Devemos aproveitar esse gosto por exportes para evangelizar”, comentou. Padre Lino disse também que foi dentro do Seminário, lendo as cartas de São Paulo, que percebeu a importância do esporte. “São Paulo conseguiu evangelizar usando elementos esportivos. Ele trabalhou a ideia de sermos atletas de cristo e, hoje, esses atletas somos nós, disse.
Com informações da arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário