Vaticano torna público Decreto com as atribuições do Delegado para os Legionários de Cristo
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 26-07-2010, Gaudium Press) Foi tornado público na semana passada pela Santa Sé o decreto pelo qual o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, comunica as atribuições concedidas ao arcebispo Velasio de Paolis como delegado do Papa para os Legionários de Cristo. Dom De Paolis é também presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé. O decreto tem data do dia 9 de julho.
Nas exposições do decreto, que foi revisado pelo Santo Padre, se estabelece em primeiro lugar que foi conferido ao prelado “o encargo de governar, em seu nome (do Papa), tal Instituto Religioso, durante o tempo que for necessário para completar o caminho de renovação e conduzi-lo à celebração de um Capítulo Geral Extraordinário, que terá como finalidade principal concluir a revisão das Constituições”.
O primeiro ponto do decreto estabelece que a autoridade do Delegado, exercida em nome do Sumo Pontífice, é extensiva a todo o Instituto, incluindo, portanto, “superiores, os diversos níveis (direão geral, provincial e loval) e todas as comunidades e cada religioso”.
Os superiores da Congregação, que seguirão exercendo suas funções enquanto não se disponha de outra forma deverão atuar em comunhão com o Delegado Pontifício. Não somente ele deve estar informado da vida do Instituto, particularmente dos assuntos mais importantes, como a ele também está reservada a aprovação das decisões do mesmo governo geral. Entretanto, “o delegado mesmo pode atuar ou indicar a decisão a ser realizada em determinados casos”.
Em seu trabalho de delegado apostólico, Dom De Paolis estará acompanhado por “quatro conselheiros pessoais”, que além de seu trabalho de assessoramento, poderão “ser encarregados para tarefas específicas, particularmente para visitas ‘ad referendum’ (com a aprovação da autoridade legítima)”.
O delegado também terá faculdade para constituir comissões de estudo para o aprofundamento dos temas que considere do caso. Pode inclusive escolher indivíduos alheios a tais comissões para os referidos estudos ou às visitas ‘ad referendum’.
“A tarefa principal do Delegado Pontifício é a de encaminhar, acompanhar e realizar a revisão das Constituições. Isto implica um conhecimento profundo da Congregação dos Legionários, de sua história e de seu desenvolvimento”, assinala um dos pontos do Decreto. Neste trabalho de revisão, se contará com a ajuda essencial de todos os membros dos Legionários.
O delegado coordenará a visita de “Regnum Christi”, movimento de apostolado que partilha o carisma dos Legionários de Cristo, com cerca de 70 mil membros em todo o mundo, e que foi aprovado de forma definitiva pela Santa Sé em novembro de 2004.
Texto original de Saúl Castiblanco
Deixe seu comentário