Gaudium news > Encontro Nacional de Pascom discute relação da Igreja com novas mídias

Encontro Nacional de Pascom discute relação da Igreja com novas mídias

LucianoSathler.jpg
Luciano Sathler falou sobre as novos meios de comunicação e sua relação com a Igreja

Aparecida (Sexta-feira, 23-07-2010, Gaudium Press) Ontem, durante mais um dia de atividades do Encontro Nacional de Pastoral da Comunicação (Pascom) que acontece na cidade de Aparecida, São Paulo, desde quarta-feira, 21, os agentes da Pascom discutiram a relação da Igreja com os novos meios de comunicação e com a televisão e o rádio. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mais de 300 lideranças participaram do debate.

Um dos destaques do segundo dia de encontro foi o aparte do presidente para a América Latina da Associação Mundial de Comunicação, Luciano Sathler, que discorreu a respeito do processo de inclusão e exclusão no âmbito de novas tecnologias e novas mídias. Segundo Sathler, a democratização de novas tecnologias é um desafio para todos e também para a Igreja, “que deve deixar de ser apenas uma usuária de novas ferramentas tecnológicas e tornar-se dominadora e produtora de tecnologia”.

Sobre o assunto, o conferencista questionou ainda a falta de integração da comunicação na Igreja. O presidente da Associação Mundial de Comunicação afirmou também que para as pessoas viverem de forma digna nesse novo mundo da economia digital “é preciso impor valores ético-humanistas à técnica”. Neste sentido, segundo ele, dominar a técnica é fundamental.

A respeito da relação da Igreja com a televisão, falou o jornalista Elson Faxina. Em sua palestra, ele comentou o papel da TV na sociedade, classificando-a como o “reflexo antecipado da sociedade amanhã”. Conforme Faxina, a TV é como um espelho que as pessoas usam para se corrigirem. O jornalista afirmou ainda que a televisão mostra a sociedade do desejo e propõe nova organização social.

Para falar sobre o rádio, foi chamado o Padre César Moreira, que por mais de três décadas trabalhou na Rádio Aparecida. Em sua palestra, o sacerdote ressaltou o imediatismo do rádio no cotidiano das pessoas e também na evangelização. “Rádio faz amigos, informa, presta serviço, faz propaganda, humor, polemiza e forma opinião. Contudo, para utilizar esse meio, segundo Padre César, é preciso ser capacitado tecnicamente”.

O encontro da Pascom termina neste sábado, 24. Hoje serão entregues, a partir das 20h, os prêmios de comunicação.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas