Encontro Nacional de Pascom discute relação da Igreja com novas mídias
Luciano Sathler falou sobre as novos meios de comunicação e sua relação com a Igreja |
Aparecida (Sexta-feira, 23-07-2010, Gaudium Press) Ontem, durante mais um dia de atividades do Encontro Nacional de Pastoral da Comunicação (Pascom) que acontece na cidade de Aparecida, São Paulo, desde quarta-feira, 21, os agentes da Pascom discutiram a relação da Igreja com os novos meios de comunicação e com a televisão e o rádio. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mais de 300 lideranças participaram do debate.
Um dos destaques do segundo dia de encontro foi o aparte do presidente para a América Latina da Associação Mundial de Comunicação, Luciano Sathler, que discorreu a respeito do processo de inclusão e exclusão no âmbito de novas tecnologias e novas mídias. Segundo Sathler, a democratização de novas tecnologias é um desafio para todos e também para a Igreja, “que deve deixar de ser apenas uma usuária de novas ferramentas tecnológicas e tornar-se dominadora e produtora de tecnologia”.
Sobre o assunto, o conferencista questionou ainda a falta de integração da comunicação na Igreja. O presidente da Associação Mundial de Comunicação afirmou também que para as pessoas viverem de forma digna nesse novo mundo da economia digital “é preciso impor valores ético-humanistas à técnica”. Neste sentido, segundo ele, dominar a técnica é fundamental.
A respeito da relação da Igreja com a televisão, falou o jornalista Elson Faxina. Em sua palestra, ele comentou o papel da TV na sociedade, classificando-a como o “reflexo antecipado da sociedade amanhã”. Conforme Faxina, a TV é como um espelho que as pessoas usam para se corrigirem. O jornalista afirmou ainda que a televisão mostra a sociedade do desejo e propõe nova organização social.
Para falar sobre o rádio, foi chamado o Padre César Moreira, que por mais de três décadas trabalhou na Rádio Aparecida. Em sua palestra, o sacerdote ressaltou o imediatismo do rádio no cotidiano das pessoas e também na evangelização. “Rádio faz amigos, informa, presta serviço, faz propaganda, humor, polemiza e forma opinião. Contudo, para utilizar esse meio, segundo Padre César, é preciso ser capacitado tecnicamente”.
O encontro da Pascom termina neste sábado, 24. Hoje serão entregues, a partir das 20h, os prêmios de comunicação.
Deixe seu comentário