Gaudium news > Igreja do Rio Grande do Sul se prepara para viver o mês vocacional

Igreja do Rio Grande do Sul se prepara para viver o mês vocacional

Dom-zeno.jpg
Dom Zeno, bispo de Novo Hamburgo, presidirá missa após caminhada pelo mês vocacional

Porto Alegre (Quarta-feira, 21-07-2010, Gaudium Press) Desde o ano de 1983, a Igreja guarda um mês dedicado às vocações: o mês de agosto. Falar em vocação traz de imediato à mente a compreensão de um chamado e de uma missão a cumprir. Os documentos da Igreja ensinam que toda pessoa é vocação, pois tem uma origem divina e humana, feita à imagem de Deus, e, portanto, é missionária na essência de seu ser. Na Igreja do Rio Grande do Sul, nesse mês de agosto, especificamente, muitas celebrações ocorrem lembrando a diversidade do dom do chamado.

Na Diocese de Novo Hamburgo, há dez anos a abertura do mês vocacional é marcada com uma Romaria Vocacional, que procura ser o ponto alto da caminhada de todas as comunidades que compõem a diocese, como os animadores vocacionais, seminaristas, bispo, padres, religiosos, diáconos, vocacionados e o povo de Deus. Todos caminhando juntos neste tempo de Santas Missões. O bispo da diocese, Dom Zeno Hastenteufel, salienta que “toda a igreja é responsável pela missão de rezar, despertar, discernir e colaborar com as vocações”.

A Romaria será realizada no dia 1º de agosto, a partir das 13h, com saída da Paróquia Sagrado Coração de Jesus até a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. Está prevista uma abertura com cunho vocacional, com a presença de quatro futuros sacerdotes da região. Ao final da caminhada haverá uma missa solene, presidida por Dom Zeno Hastenteufel. À tarde serão realizados momentos de partilha e confraternização.

diocese de pelotas.jpg
Diocese de Pelotas preparará mês vocaional com grande alegria no ano de seu centenário

De acordo com o coordenador de pastoral da diocese de Pelotas, padre Luiz Zanetti, no ano do seu centenário, a diocese gaúcha prepara o mês vocacional com grande alegria, pois é neste período que acontecerá a grande celebração de ação de graças pela criação da diocese, no dia 15 de agosto; a Semana da Família; a ordenação presbiterial de Hamilton Silva Centeno; e a admissão de mais dois diáconos permanentes.

Ainda no dia 22 de agosto, dia do catequista, o Setor Diocesano de Catequese realizará um grande momento de louvor e reflexão com o tema “Catequese e vocação”. O evento acontecerá na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que neste ano completa 200 anos de fundação, e contará com representação dos catequistas de todas as paróquias da cidade de Pelotas.

Já a diocese de Cruz Alta, através da equipe de formadores do Serviço de Animação Vocacional realizará de 23 a 25 de julho o Encontro de Vocacionados. O evento é destinado a todos os jovens que já estão fazendo seu discernimento vocacional para assumirem concretamente seu chamado e servir à Igreja da região. Além de esclarecimentos sobre vocação, os participantes poderão ainda conhecer as casas de formação e o seminário da cidade de Cruz Alta

Na arquidiocese de Porto Alegre, o setor de animação vocacional realiza mensalmente no Seminário São José, em Gravataí, um encontro de discernimento vocacional para jovens que pensam em ingressar no seminário, chamado kairós. Com a proximidade do mês vocacional e em função das férias de julho, o encontro deste mês foi ampliado, e aconteceu entre os dias 16, 17 e 18 de julho.

De acordo com o animador vocacional do kairós, Padre Vanderlei Mengue Bock, a temática principal do encontro é refletir com os jovens a vocação, de modo especial a vocação sacerdotal. “Reunimos jovens que estudam a partir da 8ª série do ensino fundamental, e que tenham uma vivência religiosa, e realizamos com eles momentos de oração, palestras, esporte, filmes, convivência e muito diálogo”, destaca.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas