Gaudium news > Sacerdotes brasileiros participam de Curso de Atualização em São Paulo

Sacerdotes brasileiros participam de Curso de Atualização em São Paulo

Atualizao_1.jpg
3ª edição do Curso de Atualização tem a participação de 38 sacerdotes de todo o país/ Foto: CNBB

São Paulo (Quarta-feira, 21-07-2010, Gaudium Press) Começou ontem no Instituto Internacional de Ciências Sociais, em São Paulo, a 3ª edição do Curso de Atualização para Sacerdotes, cuja finalidade é ajudar os padres a refletir a respeito de temas concernentes à sua formação. O curso, que vai até amanhã, tem como tema “Sacerdotes de Cristo na Igreja para os homens – Teologia, Vida e Ministério Sacerdotal”. Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ontem, na primeira manhã de atividades, os 38 sacerdotes brasileiros que participam do curso assistiram à palestra ministrada pelo doutor em Direito e Teologia, Monsenhor Pedro Rodrigues. Versando sobre o tema “Cristo redentor, sacerdote e vítima. O sacerdócio de Cristo, Origem e Fundamento da Igreja e sua missão”, o religioso afirmou que a ideia dominante em toda a teologia é que o culto da Igreja não está só fundado na Encarnação do Verbo, mas consiste na misteriosa presença deste mesmo culto que Cristo ofereceu ao Pai.

O primeiro dia do curso também teve um discurso proferido pelo doutor em Teologia Moral pela Universidade de Navarra e professor de Ética do Instituto Internacional de Ciências Sociais, Padre Rafael Stanziona, que falou a respeito do tema “O Celibato Sacerdotal”. Traçando um breve histórico da lei eclesiástica sacerdotal, Padre Rafael disse que, apesar dos primeiros escritos sobre a lei do celibato srem dos anos 300, o celibato, de fato, remonta ao período apostólico, ao próprio Jesus. “O celibato faz de Cristo o perfeito mediador entre Deus e os homens”, afirmou

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas