Gaudium news > Cardeal Re preside missa pelos 400 anos da arquidiocese de Arequipa, no Peru

Cardeal Re preside missa pelos 400 anos da arquidiocese de Arequipa, no Peru

cardenal Re.jpg
Cardeal Re falou também sobre os problemas econômicos, sociais, ecológicos e educacionais do Peru

Arequipa (Terça-feira, 20-07-2010, Gaudium Press) O prefeito emérito da Congregação para os Bispos e presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Giovanni Battista Re, presidiu no último domingo, 18, uma missa em homenagem ao aniversário de 400 anos da arquidiocese de Arequipa, no Peru. Conforme a Rádio Vaticana, mais de 40 mil fiéis participaram da cerimônia religiosa.

Enviado pelo Santo Padre às comemorações, Cardeal Re pediu em sua homilia que Deus abençoasse Arequipa, pois, “(…) ela sempre foi fiel à sua identidade católica e aos valores humanos e espirituais, que caracterizam a sua gloriosa história”, disse o cardeal, que ainda fez votos para que a arquidiocese local seja “rica em santidade e fermento de justiça, amor e paz”.

O purpurado falou também aos fiéis presentes que estava feliz com a grande participação dos leigos peruanos na vida da Igreja e com a disponibilidade e a dedicação destes nos trabalhos da Igreja junto com o arcebispo de Arequipa, Javier Del Río Alba. Cardeal Re aproveitou a ocasião e convidou os fiéis a refletirem sobre a história, a vida de Arequipa, suas atividades e a tarefa da Igreja de anunciar e instaurar o Reino de Cristo.

Por fim, o presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina falou em contexto mais abrangente a respeito do Peru e chamou a atenção para o contexto social do país andino, destacando seus problemas econômicos, sociais, ecológicos e educacionais.

A arquidiocese de Arequipa fazia parte anteriormente da diocese de Cuzco, tendo sido desmembrada desta em 1609. Por isto, as celebrações do quarto centenário de Arequipa acontecem desde o ano passado.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas