Gaudium news > Arquidiocese do Rio reúne centenas em Congresso de Iniciação Cristã

Arquidiocese do Rio reúne centenas em Congresso de Iniciação Cristã

Nova Imagem.bmp
Segundo Irmã Lúcia, Congresso é um espaço onde se busca os rumos que deve ter a Iniciação Cristã

Rio de Janeiro (Terça-feira, 20-07-2010, Gaudium Press) 700 agentes de pastoral cariocas participaram neste sábado do 6º Congresso Arquidiocesano da Iniciação Cristã, promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro. A abertura do evento foi feita pelo arcebispo metropolitano, Dom Orani João Tempesta, que primeiro presidiu uma cerimônia eucarística, depois uma palestra.

Estavam presentes no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, local em que foi realizado o evento, representantes de todas as paróquias da arquidiocese. O congresso, sob o tema “Nós somos muitos, mas formamos um só corpo”, teve por finalidade discutir os caminhos da catequese e do trabalho missionário.

“O Congresso é um espaço significativo, de reflexão, onde buscamos os rumos que deve ter a Iniciação Cristã nos próximos anos, a partir de 2011, quando será aprovado o 11º Plano de Pastoral”, afirmou Irmã Lúcia Imaculada, coordenadora arquidocesana.

Em sua homilia, Dom Orani recordou o beato Inácio de Azevedo e os quarenta mártires do Brasil, que deram sua vida pela Palavra de Deus no início da colonização. Segundo o prelado, seu exemplo aumenta a responsabilidade dos cristãos no limiar do século 21, de levar adiante o desafio de anunciar o Evangelho.

O arcebispo destacou, assim, a importância de se desenvolver nas comunidades o processo da iniciação cristã em todas as suas etapas e circunstâncias, com o objetivo de levar Cristo a crianças, jovens e adultos.

Dom-Orani.jpg
Em palestra, Dom Orani abordou as dificuldades da Igreja em evangelizar em um mundo cada vez mais  secular

Em sua alocução, já na palestra que teve como tema “A Iniciação Cristã: desafios e propostas para uma pastoral de conjunto”, o arcebispo abordou as dificuldades da Igreja em evangelizar em um mundo cada vez mais secular, enfrentando a “contra-corrente” do atual contexto social e cultural.

Mas Dom Orani também destacou que é preciso investir mais nas novas tecnologias, especialmente nas virtuais, e aproveitar mais esse ambiente tão comum aos jovens. “Sabemos que não estamos sozinhos, que o Espírito Santo de Deus não nos abandona. Por isso, precisamos suscitar boas e eficazes iniciativas que respondam aos desafios que vão aparecendo, não perdendo de vista que temos a missão, como discípulos missionários, de levar as pessoas a fazer a experiência de encontrar-se com o Cristo”, afirmou.

Congresso

A programação do Congresso se estendeu até 18h, com palestras como “O processo da Iniciação Cristã e a formação de seus agentes”, “Nós somos muitos, mas formamos um só corpo”, mesmo tema do evento.

Ainda na parte da manhã, a coordenadora arquidiocesana, Irmã Lúcia Imaculada, apresentou a realidade da iniciação cristã na Igreja do Rio de Janeiro. Atualmente existem, na Arquidiocese, 11 mil catequistas e aproximadamente 90 mil catequisandos.

Com arquidiocese do Rio de Janeiro.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas