Diocese gaúcha de Santa Cruz do Sul recebe o novo bispo Dom Canísio Klaus
“Quero ser um bispo acolhedor, servidor, animador”, disse Dom Canísio em cerimônia de posse |
Santa Cruz do Sul (Segunda-feira, 19-07-2010, Gaudium Press) A catedral diocesana São João Batista, localizada em Santa Cruz do Sul, no Rio grande do Sul, recebeu centenas de fiéis neste domingo, 18, para a celebração que marcou a posse de Dom Canísio Klaus como novo bispo diocesano da cidade. Dom Canísio foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 19 de maio, após o pedido de renúncia, por motivo de idade, do então bispo da cidade, Dom Aloísio Sinésio Bohn.
A cerimônia contou com a presença de 15 bispos do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso, e de representantes das 51 paróquias que compõem a diocese gaúcha. Além da participação de presbíteros, diáconos, religiosos e de membros da comunidade em geral. Todos estiveram presentes no ato que selou com gratidão o pastoreio de Dom Sinésio Bohn e recebeu com entusiasmo e alegria o início da missão de Dom Canísio como novo pastor.
Presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, a posse solene se deu com a leitura da carta apostólica enviada pelo Papa Bento XVI. O rito seguiu com o pronunciamento de Dom Sinésio, que passou a seu sucessor, Dom Canísio, o báculo episcopal e a presidência da celebração.
Dom Canísio afirmou que pretende confirmar a missão de seus antecessores |
Motivado pelo seu lema episcopal “Enviado para Evangelizar”, Dom Canísio destacou, em sua saudação aos presentes, que aceitou ser pastor da Igreja de Santa Cruz do Sul com alegria, confiança, amor e muita coragem, para confirmar a missão de seus antecessores, “preparando um povo perfeito para o Senhor”, conforme desejou Dom Alberto Etges, e “construindo a unidade”, de acordo com Dom Sinésio.
“Quero ser um bispo acolhedor, servidor, animador. Quero oferecer, doar minha vida, força e humildes dons a favor de todos”, ressaltou.
O novo bispo fez um agradecimento especial também à caravana vinda da diocese de Diamantino, no Mato Grosso, onde atuou como bispo titular desde 1998 até sua nova morada. Durante os 12 anos em que esteve conduzindo esta diocese, Dom Canísio conquistou muitos fiéis, que por ocasião de sua posse enfrentaram 80 horas de viagem e acompanharam emocionados a cerimônia.
Ao encerrar a celebração, Dom Canísio fez uma prece a São João Batista, padroeiro de Santa Cruz do Sul, e a Santa Maria Mãe de Deus para que o acompanhem em sua nova caminhada. Também se dirigiu a Dom Sinésio, solicitando que se mantenha muito perto, sendo seu auxiliar e tendo o bispado sempre como sua casa.
Dom Sinésio deixa a direção da diocese, mas continua na cidade, agora na qualidade de Bispo Emérito. Nesta condição estará à disposição da Igreja no Brasil e, particularmente, da diocese de Santa Cruz do Sul, ajudando a Dom Canísio naquilo que for preciso.
Deixe seu comentário