Peregrinos mexicanos fazem romaria pela paz à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe
Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe |
Cidade do México (Segunda-feira, 19-07-2010, Gaudium Press) Foi concluída ontem, 18, a peregrinação anual da diocese de Querétaro à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no monte Tepeyac, região norte da Cidade do México. A romaria, que é a mais antiga do México, começou no início do mês e passou por diversos estados mexicanos, contando com a participação de aproximadamente 50 mil pessoas. Com informações da Rádio Vaticana.
Este ano, a peregrinação teve um objetivo especial: pedir paz ao México, que nos últimos meses vem sofrendo com mais força a violência do crime organizado. Diante disso, em sua homilia realizada ontem, o vigário-geral da Basílica de Nossa Senhora do Guadalupe, Monsenhor Diego Monroy, pediu para que os peregrinos, ao voltarem para suas comunidades, promovessem a cultura da paz, “para contrastar com a cultura da morte e de violência que se vê no México em todos os níveis da sociedade”.
A peregrinação da diocese de Querétaro à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe começou em 1886 por graça do bispo da cidade na época, Dom Rafael Sabás Camacho, que era conhecido por seu entusiasmo e devoção à Virgem. Desde sua instituição, a caminhada até o santuário só deixou de acontecer em cinco ocasiões: nos anos de 1914, 1915, 1916, 1928, 1929, devido à situação política do país na época.
Romeiros de Novo Laredo
Entre os peregrinos de Querétaro que chegaram à Basílica de Guadalupe neste domingo, estava uma equipe de romeiros vinda de Novo Laredo, que percorreu 1200 quilômetros de bicicleta até chegar ao Santuário.
Os romeiros de Novo Laredo foram até à Basílica com o intuito de pedir a intercessão da Virgem em favor da reconstrução de uma antiga capela na localidade de Doctor Mora, que assim que reformada será dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe.
Este peregrinação começou no dia 11 de julho, em Doctor Mora, com a celebração de uma missa de envio. Após o início da caminhada, os romeiros pararam em diversas cidades, entre elas Querétaro, onde se juntaram aos outros peregrinos.
Deixe seu comentário