Gaudium news > “A Palavra de Deus dá sentido ao nosso agir cotidiano”, afirma o Papa no Ângelus

“A Palavra de Deus dá sentido ao nosso agir cotidiano”, afirma o Papa no Ângelus

Papa no Angelus_ Castel Gandolfo.JPG
Para Bento XVI, férias é momento favorável para dar lugar àquilo que realmente importa na vida: a escuta da Palavra de Deus

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 19-07-2010, Gaudium Press) “Sem um significado profundo, todo o nosso agir se reduz a um ativismo estéril e desordenado”, afirmou o Santo Padre neste domingo, falando sobre a importância da justa relação entre trabalhar e descansar, bem como uma ocasião para meditar sobre a Bíblia. Bento XVI evocava o Evangelho do dia, episódio da visita de Jesus à casa de Marta e Maria, quando Marta reclama com Jesus o fato de Maria não ajudá-la nos afazeres domésticos.

O Papa se encontrou com os fiéis para a tradicional oração do Ângelus ao meio-dia, do balcão no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, onde se encontra em período de férias por três semanas nesse mês de julho. O Ângelus é o único compromisso público do pontífice que não foi suspenso.

Segundo o Papa, a mensagem do Evangelho do dia é a de que o período das férias é “um momento favorável para dar lugar àquilo que efetivamente é mais importante na vida, ou seja, a escuta da Palavra do Senhor”. Bento XVI sublinhou que essa narração é significativa no período das férias porque evoca o fato de que a pessoa deve trabalhar, empenhar-se nas ocupações domésticas e profissionais, mas necessita antes de tudo de Deus, “que é luz interior de Amor e de Verdade”. É amor que dá o sentido e a alegria para a própria vida.

O Papa encorajou os presentes, assim, a “escolherem juntos a parte melhor”, a Palavra de Deus, “que é e será sempre o nosso maior bem”.

Os encontros para a recitação do Ângelus em Castel Gandolfo têm um clima mais estivo e descontraído. O pátio interno da residência de verão do Papa é muito menor que a Praça São Pedro. Desta maneira, o Papa pode ser visto mais de perto pelos fiéis. Hoje as pessoas o saudaram como na semana passada, com um grande aplauso. Torna-se quase uma competição entre certas nações, como os espanhóis, italianos, poloneses. Os latino-americanos são sempre os mais animados.

Bento XVI passa suas férias tranquilamente, descansa bastante e está bem, segundo assegurou Padre Lombardi, porta-voz vaticano, que sempre acompanha o pontífice em suas férias.

Texto original de Anna Artymiak

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas