Gaudium news > "Equipes de Nossa Senhora" completam hoje 30 anos de existência no Ceará

"Equipes de Nossa Senhora" completam hoje 30 anos de existência no Ceará

Dom-José-Antonio-Aparecido-Tosi-Marques.jpg
Dom José Antonio Marques celebrará a missa que marcará os 30 anos das equipes de Nossa Senhora no Ceará

Fortaleza (Sexta-feira, 16-07-2010, Gaudium Press) As Equipes de Nossa Senhora, movimento de espiritualidade conjugal reconhecido pelo Vaticano, está completando hoje, 16 de julho, 30 anos de existência no estado do Ceará. E para marcar a data, a arquidiocese de Fortaleza irá celebrar nesta sexta-feira uma missa, às 19 horas, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo da capital cearense, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, em conjunto com algumas dezenas de sacerdotes e conselheiros espirituais das equipes.

A Pastoral de Comunicação (Pascom) da arquidiocese de Fortaleza informa que a festa de confraternização que iria acontecer após a missa foi cancelada em solidariedade às vítimas das enchentes que assolaram os estados de Alagoas e Pernambuco no mês passado. A quantia que iria ser gasta com a realização da festa será enviada aos casais das cidades afetadas.

Segundo dados da Pascom, existem atualmente no Ceará 146 Equipes de Nossa Senhora, abrangendo 23 cidades do estado; dessas, só a capital, Fortaleza, possui 92 equipes.

Equipes de Nossa Senhora
As Equipes de Nossa Senhora se definem como um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã.

O movimento surgiu em 1938, em Paris, com o jovem padre Henri Caffarel. Conta a história que o sacerdote recebeu, certo dia, uma jovem que queria lhe falar sobre seus problemas espirituais. Esta mesma jovem voltou posteriormente acompanhada pelo marido. Mais algum tempo se passou e este casal levou ao padre mais três casais amigos, iniciando-se assim um pequeno movimento conjugal. Os jovens queriam que o padre ensinasse a eles como viver o amor à luz da fé.

Após a Segunda Guerra, em 1947, o movimento se organizou de vez, erigiu seu estatuto e definiu seu nome como Equipes de Nossa Senhora. Nas décadas de 1950 e 1960, transbordou os limites da França e chegou aos demais países europeus, a alguns países da África e Ásia, aos Estados Unidos e ao Brasil. Seu reconhecimento como associação de direito privado pontifícia aconteceu em 1992, através do Papa João Paulo II.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas