Gaudium news > Por uma noite, tapeçarias de Rafael retornam à Capela Sistina

Por uma noite, tapeçarias de Rafael retornam à Capela Sistina

capela sistina.jpg
Interior da Capela Sistina, talvez a mais famosa e admirada capela do mundo

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 15-07-2010, Gaudium Press) As tapeçarias retornam à Capela Sistina, ao seu devido lugar. Com estas palavras, o professor Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos, comentou o evento que aconteceu ontem no Vaticano. A apresentação de alguns desses trabalhos de Rafael é uma prévia dos Museus Vaticanos à mostra “Rafael: Painéis e tapeçarias para a Capela Sistina” que será apresentada no “Victoria and Albert Museum” de Londres do dia 8 de setembro a 17 de outubro, para coincidir com a viagem do Papa Bento XVI à Grã Bretanha.

Na Capela Sistina, talvez a mais famosa e admirada capela do mundo, os visitantes podem maravilhar-se com muitos detalhes, mas em particular com as pinturas de tecido debaixo dos muros. Poucos sabem que junto de impressionantes afrescos de Michelangelo foi reservado um espaço para as tapeçarias realizadas sobre os painéis de Rafael. Foi o Papa Leão X, um amante das artes, quem pediu ao jovem e talentoso Rafael quer preparesse os painéis, a fim de realizar uma série de tapeçarias sobre as “Estórias de São Pedro” e as “Estórias de São Paulo”. A função das tapeçarias para o Papa era dar um novo “respiro” de beleza à Capela Sistina.

Ontem à noite, as seis tapeçarias retornaram ao seu lugar em única apresentação. A última oportunidade que surgiu para vê-las foi há 30 anos, quando das comemorações pelo 500º aniversário de nascimento de Rafael.

A tapeçaria de Rafael foi feita sobre os seus painéis desenhados nos anos 1515-1516 em uma imagem de espelho e depois concluídos em Bruxelas em lã, seda e fios dourados e de prata. A tapeçaria foi uma decoração “prática”, explica na coletiva de imprensa Anna Maria de Strobel, curador das tapeçarias no Vaticano, “devido a sua mobilidade, facilidade para restauração e, sobretudo, valor decorativo”.

A Londres serão enviados quatro preciosos tecidos: “A pesca milagrosa”, “A entrega das Chaves”, “A cura do aleijado” e “O sacrifício de Listra”, que serão expostos junto a sete painéis, conservados desde então na Inglaterra. É a primeira vez que as tapeçarias serão exibidas juntas em uma mostra. Elas nunca haviam sido expostas no Reino Unido.

O material foi todo restaurado no Laboratório de Restauração de Tapeçarias e Tecidos dos Museus Vaticanos, sob a cura das Irmãs Franciscanas de Maria. São expostos geralmente ao público na Pinacoteca dos Museus, conservados diante de um vidro.

Anna Artymiak

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas