Gaudium news > Missionários do Projeto Igrejas Solidárias RS receberão visita de Dom Jaime Kohl em Moçambique

Missionários do Projeto Igrejas Solidárias RS receberão visita de Dom Jaime Kohl em Moçambique

DomJaimePedro Kohl.jpg
Dom Jaime quer avaliar o andamento das iniciativas e projetos da missão

Porto Alegre (Quinta-feira, 15-07-2010, Gaudium Press) No próximo dia 27 de julho, Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osório (RS) e referencial do Setor de Animação Missionária do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irá a Moçambique para visitar os missionários que integram o Projeto Igrejas Solidárias RS – Moçambique/Amazônia. O bispo ainda contará com a companhia do Padre Adilson Zílio, da diocese de Caxias do Sul e Silvane Agnolin, secretária do Setor de Animação Missionária da CNBB – Regional Sul 3.

Em uma entrevista exclusiva para a Gaudium Press, Dom Jaime Kohl destacou que o objetivo principal dessa visita é encontrar a equipe missionária e com ela avaliar o andamento das iniciativas e projetos da missão. E ao mesmo tempo, segundo o bispo, sentir como a Igreja de Nampula vê e percebe essa participação dos missionários na ação pastoral de sua região. “Ficaremos em Moçambique por duas semanas, tempo mínimo para fazer os contatos necessários e visitar algumas comunidades acompanhadas por nossos missionários”, completa.

Sobre a importância do Projeto Igrejas Solidárias, Dom Jaime afirma que além da assistência espiritual ao povo daquela região, os missionários coordenam duas paróquias que juntas somam 140 comunidades. Ele explica que são realizadas várias iniciativas de evangelização e promoção humana, que buscam desencadear processos de desenvolvimento integral do povo moçambicano. “E para a Igreja do Regional Sul 3 é uma expressão concreta da sua natureza missionária e compromisso de missão Ad Gentes”, afirma.

Outra questão mencionada pelo bispo é que os missionários recebem do projeto suporte técnico e financeiro, além do suporte espiritual, dado através das orações entre eles e as comunidades que os enviaram de modo especial. Para o povo assistido, o projeto representa muito mais que coisas materiais ou a solução de problemas financeiros. Conforme Dom Jaime ressalta, nesse trabalho eles encontram ajuda na perspectiva de uma busca por alternativas de vida e encorajamento na construção do seu desenvolvimento.

Hoje o projeto conta com cinco missionários na região de Moçambique: Padre Maurício Jardim, da arquidiocese de Porto Alegre; Padre Luiz Caldara, que estava trabalhando em Goiás (GO); um casal de professores da diocese de Osório, Camila e Edenilson Costa; e uma professora de história do vicariato de Gravataí, Tatiane Soares. E segundo relato desses próprios missionários, Dom Jaime afirma que os frutos mais importantes desse trabalho vêm sendo o aumento de pessoas que acolhem Cristo, a iniciação cristã, que vai se efetivando, e a organização das comunidades que vão se estruturando progressivamente.

“Como bispo referencial da Animação Missionária do Regional Sul 3 essa viagem é para mim uma visita pastoral, de apoio, encorajamento e animação aos missionários que estão longe de suas famílias e de suas casas. Quero desfrutar com eles esses dias e definirmos juntos os rumos que esse Projeto deve tomar para que cumpra a sua função de ajuda à África, mas também de enriquecimento missionário da nossa Missão Continental”, conclui.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas