Gaudium news > Após quase dois anos, diocese de São José dos Campos conclui seu primeiro Sínodo

Após quase dois anos, diocese de São José dos Campos conclui seu primeiro Sínodo

São Paulo (Quinta-feira, 15-07-2010, Gaudium Press) Foram quase dois anos de reflexão. Na última sexta-feira, uma missa presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, na Catedral Diocesana de São Dimas, encerrou o 1º Sínodo diocesano de São José dos Campos.

O Sínodo foi convocado por Dom Moacir Silva, bispo local, no dia 5 de setembro de 2008, sob o lema “Novos Tempos. Novos Caminhos. Mesma Missão!”. A ideia era discutir e refletir a missão evangelizadora na diocese, considerando, por exemplo, as novas ferramentas de comunicação, a expansão diocesana e o desafio de se enfrentar o secularismo.

dom_moacir_silva.jpg
Dom Moacir Silva foi quem convocou o Sínodo no dia 05 de setembro de 2008

Segundo Dom Moacir, a diocese está numa região que cresce diariamente, em diversos aspectos, o que impõe um grande desafio para a missão evangelizadora local. Durante dois anos, o sínodo transcorreu um caminho de reflexão, oração e intenso trabalho. Após o seu encerramento, o bispo entregará um documento com todas as conclusões sinodais, que deverá nortear o trabalho diocesano pelos próximos anos.

O sínodo foi composto por 142 delegados, entre nomeados e eleitos, sendo 54 % leigos, e aconteceu em três fases, o Marco da Realidade, o Marco Doutrinal e o Marco Operacional. Nos dois anos de trabalho, os delegados sinodais puderam diagnosticar a realidade (ver), analisar os erros e acertos (julgar) e firmar posições e posturas pastorais nos diversos campos de atuação desta Igreja Particular (Agir). Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas