Após quase dois anos, diocese de São José dos Campos conclui seu primeiro Sínodo
São Paulo (Quinta-feira, 15-07-2010, Gaudium Press) Foram quase dois anos de reflexão. Na última sexta-feira, uma missa presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, na Catedral Diocesana de São Dimas, encerrou o 1º Sínodo diocesano de São José dos Campos.
O Sínodo foi convocado por Dom Moacir Silva, bispo local, no dia 5 de setembro de 2008, sob o lema “Novos Tempos. Novos Caminhos. Mesma Missão!”. A ideia era discutir e refletir a missão evangelizadora na diocese, considerando, por exemplo, as novas ferramentas de comunicação, a expansão diocesana e o desafio de se enfrentar o secularismo.
Dom Moacir Silva foi quem convocou o Sínodo no dia 05 de setembro de 2008 |
Segundo Dom Moacir, a diocese está numa região que cresce diariamente, em diversos aspectos, o que impõe um grande desafio para a missão evangelizadora local. Durante dois anos, o sínodo transcorreu um caminho de reflexão, oração e intenso trabalho. Após o seu encerramento, o bispo entregará um documento com todas as conclusões sinodais, que deverá nortear o trabalho diocesano pelos próximos anos.
O sínodo foi composto por 142 delegados, entre nomeados e eleitos, sendo 54 % leigos, e aconteceu em três fases, o Marco da Realidade, o Marco Doutrinal e o Marco Operacional. Nos dois anos de trabalho, os delegados sinodais puderam diagnosticar a realidade (ver), analisar os erros e acertos (julgar) e firmar posições e posturas pastorais nos diversos campos de atuação desta Igreja Particular (Agir). Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário