Gaudium news > Diocese chinesa de Taizhou tem novo bispo após 48 anos de sede vacante

Diocese chinesa de Taizhou tem novo bispo após 48 anos de sede vacante

Taizhou (Quinta-feira, 15-07-2010, Gaudium Press) No último sábado, 10, após 48 anos sem um bispo, a diocese de Taizhou, na China, assistiu à consagração de Dom Anthony Xu Jiwei como seu novo prelado. O sacerdote de 75 anos conduzia a diocese, desde 1999, como administrador diocesano e sua nomeação como novo bispo contou com o reconhecimento do governo chinês, segundo a Rádio Vaticana.

A vida de Dom Xu tem sido tudo menos um caminho de rosas. Nascido em Xangai no ano de 1935, iniciou seus estudos em outra cidade chinesa, Ningbo, quando contava com apenas 13 anos. Uma década depois, regressou a Xangai. Continuava seus estudos para se tornar sacerdote, quando em 1960, devido às condições políticas imperantes na época, foi preso e sentenciado a cinco anos de prisão e a outros tantos de trabalho forçado, incluindo seis anos como mestre de escola.

O religioso ficou nesta condição até 1985, quando pôde retornar ao seminário em Xangai e ser ordenado sacerdote. Sobre a época que passou na prisão, o prelado afirma que foi um período difícil, mas também de graça, que fortaleceu sua fé e oração. Nestes anos, Dom Xu diz que experimentou o amor profundo de Deus e sua proximidade, diariamente.

Assim que foi ordenado sacerdote, Dom Xu transferiu-se para a diocese de Ningbo, onde iniciou seu trabalho pastoral. Em 1999, foi trasladado à Taizhou, convertendo-se em administrador dessa diocese, trabalhando na paróquia de Jiaojiang. Nestes anos, o religioso estudou na Coréia do Sul e na Europa.

A diocese de Taizhou tem cerca de 6 mil fiéis, 15 sacerdotes, 12 monjas da Congregação das Servas da Caridade e 25 igrejas e lugares de adoração.

Relação com a Santa Sé
A China e o Vaticano mantêm relações diplomáticas desde 1951. Em março deste ano foi eleito um conselheiro da embaixada vaticana em Filipinas, mas com residência fixa em Hong Kong, para trabalhar como representante pontifício ante a China, com vistas a criação de uma nunciatura no país asiático.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas