Curitiba se despede da visita de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná
Mais de 300 mil fiéis participaram da visita da imagem da Virgem, que percorreu 104 paróquias de Curitiba |
Curitiba (Quarta, 14/07/2010, Gaudium Press) No último sábado, 10, na capital paranaense Curitiba, foi celebrada uma grande missa de encerramento da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado. A cerimônia religiosa aconteceu na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz e foi presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba, Dom Rafael Biernaski, com a participação do missionário redentorista responsável pela peregrinação da imagem, Padre Luiz Langer e do reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no Paraná, Padre Sérgio Campos.
A peregrinação começou no dia 19 de março deste ano e percorreu 104 paróquias, contando com a participação de mais de 300 mil fiéis da arquidiocese de Curitiba. Este foi um fato inédito na arquidiocese, visto que todos os bairros e comunidades da região foram agraciados com a visita da santa. Essa visitação faz parte da dimensão de evangelização e expansão da devoção da padroeira Nossa Senhora do Rocio, em todo o Paraná. “Das 18 dioceses presentes no estado, 15 receberam a visita da imagem peregrina, trabalho iniciado há quatro anos”, ressaltou o reitor do Santuário.
Sobre a visita da Virgem à capital paraense, Padre Sérgio disse que ela levou os cristãos católicos da arquidiocese de Curitiba ao olhar de Maria, que ama e acolhe. “Foi um momento muito especial para a região, houve muitas graças e bênçãos. E essa devoção está crescendo cada vez mais por todo o estado do Paraná e também por outros estados do Brasil, com as visitas e com os programas de rádio e TV”, destacou.
Já Padre Luiz Langer, na missa de encerramento da peregrinação, afirmou que aquela foi uma visita evangelizadora e histórica para Curitiba, pois a padroeira tornou-se mais conhecida e mais amada pelo povo curitibano. Além disso, muitas pessoas retornaram à Igreja devido a presença da imagem na arquidiocese. “O Paraná é o único estado que tem uma padroeira oficializada pelo Vaticano. Por isso é muito importante que todas as regiões conheçam a devoção à Mãe do Rocio e sintam a graça de Deus, através da intercessão poderosa de Nossa Senhora”, ressaltou.
Segundo o arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, os bispos estão promovendo em suas dioceses a devoção à padroeira do estado e isto tem levado muitas romarias ao Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. Foi para lá que a imagem retornou e é lá que ficará até o dia 15 de agosto, quando uma nova peregrinação será iniciada, agora na região de Maringá.
Uma história de amor e fé
A devoção à Nossa Senhora do Rocio teve início no século XVII, após a elevação da Vila de Paranaguá, em 1648. A imagem da Mãe do Rocio foi encontrada nas redes do pescador Berê, na baía de Paranaguá. Em 1686, o povo de Paranaguá, às margens de sua baía, foi assolado por uma grande peste. Essa gente recorreu à intercessão de Maria, Mãe de Jesus, invocada sob o título do Rocio, para que os livrasse da terrível doença.
Devido aos muitos milagres e graças alcançadas por sua intercessão, a devoção foi se espalhando entre o povo, que de diversos lugares fazia romarias ao Santuário, instalado em 1920. Por essa devoção, em 1977 o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio padroeira do estado do Paraná. E rocio quer dizer orvalho da manhã.
Deixe seu comentário