Gaudium news > Bento XVI nomeia novo bispo para Amparo, em São Paulo

Bento XVI nomeia novo bispo para Amparo, em São Paulo

cipolini_5.jpg
Padre Pedro Carlos Cipolini tem 58 anos e recebeu sua ordenação sacerdotal em 1978. Foto: CNBB

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 14-07-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou hoje um novo bispo para a diocese de Amparo, em São Paulo. Trata-se do Padre Pedro Carlos Cipolini, que atualmente é vigário episcopal da arquidiocese de Campinas e atua também como pároco da Catedral “Nossa Senhora do Carmo”. O sacerdote irá substituir Dom José Zugliani, que renunciou por ter atingido o limite de idade para a função.

Com 58 anos, Padre Pedro Carlos Cipolini é natural da cidade paulista de Caconde. Recebeu sua ordenação sacerdotal em 1978 para a diocese de Franca, em São Paulo. Estudou Filosofia e Teologia em São Paulo, respectivamente nas Faculdades Associadas Ipiranga (FAI) e na Faculdade Teológica Nossa Senhora Assunção. Formado, mudou-se para Roma, onde se doutorou em Teologia em 1992 pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Padre Pedro Cipolini está na arquidiocese de Campinas desde o final da década de 1970 e, durante este período, assumiu diversas atribuições. Desde 1986, por exemplo, atua como professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica da cidade. O novo bispo de Amparo é também assessor da Comissão em Defesa da Vida da arquidiocese de Campinas e membro do Cabido Metropolitano de Campinas.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o sacerdote foi nomeado em 2003 pelo presidente da instituição, na época Dom Geraldo Majella Agnelo, como membro da comissão teológica de peritos da Comissão de Doutrina da Fé da CNBB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas