Gaudium news > Cardeal primaz da Argentina preside missa contra tráfico de pessoas e escravidão

Cardeal primaz da Argentina preside missa contra tráfico de pessoas e escravidão

ncbergoglio.jpg
Dom Bergoglio pediu que Buenos Aires mude seu coração

Buenos Aires (Terça-feira, 13-07-2010, Gaudium Press) O cardeal Jorge Maria Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires e cardeal primaz do país, presidiu neste domingo, na estação ferroviária de Constituición, uma missa pelas vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho escravo no país.

“Esta cidade para muitos de seus habitantes é uma picadora de carne, os faz bolsa, lhes destroça a vida e lhes tira a liberdade”, disse o arcebispo de Buenos Aires. O purpurado insistiu que em Buenos Aires “há escravos que são fabricados por estes senhores do manejo do tráfico (de pessoas), das oficinas clandestinas, da prostituição e os catadores”, e assegurou que “estas máfias” sustentam suas redes com “propinas”.

“Grandes máfias de senhores muito elegantes, que certamente comem em restaurantes de Puerto Madero, mas estão manchados com o sangue de nossos irmãos. São os escravizadores”, asseverou.

Fazendo referência à parábola do bom samaritano, o cardeal Bergoglio indicou que em Buenos Aires, entre outras coisas, “se mata a dignidade de crianças, se agarram aos humildes, aos menores (…)”. O purpurado exortou os cidadãos argentinos a “não se fazerem de distraídos” e fez um apelo para que, sempre que souberem, assinalarem os focos de submissão, escravidão (…)”.

“Peçamos para que a cidade mude seu coração de pedra por um de carne, para que tenha consciência destes escravos”, disse Dom Bergoglio ao concluir sua homilia, que foi fortemente aplaudida pelos presentes.

No momento do ofertório, um grupo de trabalhadores da organização “La Alameda” aproximou-se do altar com uma camiseta confeccionada por pessoas resgatadas de fábricas clandestinas.

Um grupo de mulheres levou uma rede com as fotos e os nomes de várias meninas raptadas por organizações de tráfico de pessoas destinadas à prostituição. “Continuamos buscando-as”, declararam.

“‘Padre’ Bergoglio, obrigado por nos ajudar sempre” disse o catador Sergio Sánchez, ao mostrar um carrinho com a mercadoria que o seu grupo junta a cada noite, abençoado pelo arcebispo.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o cardeal Bergoglio preside uma missa junto aos costureiros de La Alameda, aos catadores do Movimento de Trabalhadores Excluídos, famílias que procuram mulheres vítimas de tráfico humano.

A Eucaristia teve como lema “Trabalharemos por liberdade e dignidade para todos e todas” e foi presidida pelos bispos auxiliares Dom Eduardo García e Dom Iglic Bokalic, além de uma dezena de sacerdotes.

Com informações da Aica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas