Gaudium news > Missa eucarística encerra a 89ª Assembleia Plenária do Episcopado colombiano

Missa eucarística encerra a 89ª Assembleia Plenária do Episcopado colombiano

cardeal Pedro Rubiano.jpg
Cardeal Sáenz ficou 15 anos a frente da arquidiocese de Bogotá, na Colômbia

Bogotá (Segunda-feira, 12-07-2010, Gaudium Press) A 89ª Assembleia Plenária do Episcopado colombiano terminou neste sábado, 10, com missa eucarística presidida pelo cardeal Dom Pedro Rubiano Sáenz, que deixou o arcebispado de Bogotá por motivo de idade. A cerimônia realizada na Catedral Primaz da Colômbia contou com a presença de arcebispos, bispos, sacerdotes, membros da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), autoridades civis e uma grande multidão de fiéis.

A homilia da celebração eucarística ficou a cargo do presidente da CEC e novo arcebispo de Bogotá, Dom Rubén Salazar Gómez, que, além de discorrer a respeito da Assembleia Plenária, deu graças a Deus pelos 200 anos de independência da Colômbia e, de maneira muita especial, pelo ministério de seu predecessor, cardeal Sáenz, que durante 15 anos ficou a frente da arquidiocese.

Dom Rubem Salazar.jpg
Dom Rúben Salazar rendeu homenagem ao seu predecessor em homilia

Em sua homilia, Dom Rubén explicou os motivos da celebração. Segundo o prelado, a Igreja na Colômbia se reuniu na Catedral Primaz para dar graças ao Senhor, porque há 200 anos em diferentes lugares do país se iniciou o processo, que nove anos depois, levaria à constituição de Pátria como uma nação independente. “Por que estes acontecimentos são objetos de ação de graças? Porque a Igreja sabe que em todos e em cada um dos sucessos históricos Deus está presente, atua, realiza sua obra de salvação, liberta e conduz seu povo”, expressou.

O novo arcebispo de Bogotá destacou também o papel da Igreja colombiana na história do país. “Ela anuncia a todos e a cada um a chave fundamental para entender a história em cada um de seus acontecimentos”, disse. E complementou, afirmando que a Igreja proclama que a plenitude da história, melhor dizendo, o acontecimento que dá sentido a todo outro acontecimento, chega quando o Filho eterno do Pai se faz, no tempo, o filho de Maria, Jesus de Nazaré, “assumindo a totalidade de nossa condição humana menos no pecado”.

Nas mãos da Mãe dos colombianos
A missa eucarística celebrada pelo cardeal Pedro Sáenz aconteceu justamente no dia em que o país celebrou com júbilo a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, padroeira dos colombianos. Dessa forma, orações e súplicas retumbaram na catedral para pedir à Santíssima Virgem sua intercessão perante seu amado filho pelo bem-estar e pelo futuro da Colômbia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas