Gaudium news > "A lógica dos cristãos é a do amor ao próximo", diz o Papa no Ângelus

"A lógica dos cristãos é a do amor ao próximo", diz o Papa no Ângelus

Papa acena no Angelus_Castel Gandolfo.JPG
Fiéis acenam para o Papa durante o prímeiro Ângelus da atual temporada estiva do pontífice em Castel Gandolfo

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 12-07-2010, Gaudium Press) No primeiro Ângelus de sua atual temporada estiva em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI abordou a parábola do Bom Samaritano. Ela “deve nos levar a transformar a nossa mentalidade segundo a lógica de Cristo, que é a lógica da caridade: Deus é amor, e prestar-lhe culto significa servir os irmãos com amor sincero e generoso”, destacou.

“Possa o Senhor nos dar misericórdia e coragem a fim que possamos sempre responder generosamente como bons samaritanos, às necessidades de todos aqueles que sofrem”, pediu Bento XVI, lembrando, ao citar frase de sua encíclica “Deus Caritas est”, que a “lógica da caridade” é o “critério de medida” da “universalidade do amor que se dirige ao necessitado encontrado por acaso, quem quer que seja”.

Segundo o Papa, o cristão tem “um coração que vê onde há necessidade de amor e age em consequência”.

Após a recitação da oração mariana, Bento XVI dedicou-se então a São Bento de Núrsia. No dia 11 de julho, a Igreja celebra a memória do santo, que o Papa considera como “grande padroeiro do meu pontificado”. O pontífice recordou que foi Paulo VI quem proclamou S. Bento padroeiro da Europa, em 24 de Outubro de 1964, reconhecendo a “obra maravilhosa que [o santo] desenvolveu para a formação da civilização europeia”.

Estiveram em Castel Gandolfo neste domingo grupos de fiéis provenientes de vários lugares, entre os quais um do Brasil, que saudou o Papa tremulando uma grande bandeira nacional. O pátio interno do Palácio Apostólico, apesar de não completamente lotado, estava repleto de pessoas que acolheram o Papa com um grande e forte aplauso.

O próximo encontro do Papa com os fiéis será no próximo domingo e, como já anunciado pela Prefeitura da Casa Pontifícia, as audiências gerais estão suspensas no mês de julho, retornando em agosto.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas