1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas chega ao final
Participantes trabalharão em sua regionais para que as mudanças em prol de uma formação missionária ocorram/ Foto: CNBB |
Brasília (Segunda-feira, 12-07-2010, Gaudium Press) O 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas chegou ao final na manhã deste sábado, 10, em Brasília, com uma mensagem final redigida e aprovada pelos participantes, na qual eles pedem que os seminários e institutos brasileiros desenvolvam uma formação presbiteral mais voltada para a missão além-fronteiras. Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Na carta, redigida a bispos, formadores e seminaristas, os participantes do congresso afirmaram que durante o encontro observaram as realidades eclesiais e formativas e chegaram à conclusão de que ainda é preciso trabalhar muito para se chegar àquilo que é a vontade da Igreja Universal e Latino-Americana: “Despertar a Igreja na América Latina e no Caribe para um grande impulso missionário (DAp. 548)”.
De acordo com os participantes, não se pode generalizar a situação de todos os seminários e institutos de formação, pois em muitos deles a vocação sacerdotal missionária está em plena atividade. Contudo, há ainda outros tantos cuja missão não recebe a atenção necessária. “Iluminados pelo Espírito de Deus, e impulsionados pelo espírito de Aparecida, queremos que esta realidade seja transformada e transfigurada segundo a vontade de Deus para o nosso tempo, hoje, na Igreja do Brasil”, disseram.
Os padres e seminaristas participantes julgaram também que se houverem investimentos necessários por parte da Igreja “numerosas vocações brotarão no seio dos seminários”. Eles mesmos trabalharão para que isso ocorra, pois de volta a suas regionais, colaborarão “com vivo ardor missionário, na conscientização missionária dos irmãos de seminário e na constituição de organismos que favoreçam a missão em nossas casas de formação (…)”.
O 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas começou no domingo retrasado, 04 de julho, e teve como organizadores as Pontifícias Obras Missionárias (POM); o Centro Cultural Missionário (CCM); e as comissões episcopais para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial e para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Deixe seu comentário