Gaudium news > Paróquias mineiras celebram o Dia de Nossa Senhora da Paz

Paróquias mineiras celebram o Dia de Nossa Senhora da Paz

rostrodemaria.jpg
Nossa Senhora Rainha da Paz interveio para cessar conflito em Toledo, na Espanha

Belo Horizonte (Terça-feira, 06-07-2010, Gaudium Press) Na próxima sexta-feira, 09 de julho, celebra-se o Dia de Nossa Senhora da Paz. Em razão disso, três paróquias da capital mineira, Belo Horizonte, devotas da Virgem, estão realizando durante as duas primeiras semanas do mês de julho, celebrações eucarísticas em homenagem à Mãe de Deus.

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro Caiçara, iniciou suas missas em honra à virgem no dia 05. As comemorações culminarão no dia 09 de julho, com celebração eucarística solene, seguida de café comunitário.

Na Paróquia Nossa Senhora da Paz, do bairro Cachoeirinha, as celebrações começam hoje e seguem até o dia 11. A programação em homenagem à Virgem nesta paróquia prevê barraquinhas de comidas típicas durante os finais de semana.

Já no bairro Guarani, as cerimônias religiosas em homenagem à Virgem começaram no 1º dia deste mês. No sábado, 10, a paróquia realizará além de uma celebração eucarística, uma festa com barraquinhas de comida e apresentação de quadrilhas. O encerramento das comemorações por Nossa Senhora da Paz nesta paróquia se dará também no dia 11 com uma grande festa.

Nossa Senhora Rainha da Paz

A história da devoção à imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz começou no ano de 1085, em Toledo, Espanha. A cidade estava tomada pelos mouros e o rei da época, Alfonso VI, havia prometido em tratados que a célebre igreja local onde era venerada Nossa Senhora ficaria em poder dos dominadores estrangeiros.

No entanto, reza a lenda, havia um forte clamor popular dos cristãos para que isso não acontecesse. Saindo o rei de Toledo, sua esposa e o arcebispo D. Bernardo ocuparam o templo prometido aos mouros. Na volta de sua viagem, Alfonso VI quis castigá-los, mas acabou desistindo da idéia após alguns cristãos implorarem a Maria Santíssima que fizesse o monarca os perdoar.

Ao final do conflito, a igreja ficou de posse dos cristãos de Toledo, e para que se perpetuasse a memória de tão grande benefício, a volta da paz à cidade, foi instaurada a festa em homenagem a Nossa Senhora da Rainha da Paz, que inicialmente era realizada no dia 24 de janeiro.

A data foi mudada para 09 de julho, pois foi neste dia, no ano de 1652, em Toledo, que a imagem foi transladada para um templo mais espaçoso, com o intuito de atender o número cada vez maior de fiéis que vinham pedir a intervenção milagrosa da Virgem.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas