Bispos lusófonos se reúnem para discutir a luta da Igreja contra a pobreza
São Tomé (Segunda-feira, 05-07-2010, Gaudium Press) Encontram-se reunidos desde sexta-feira, 02, em São Tomé, na Ilha de São Tomé, África, diversos bispos das conferências episcopais de países lusófonos, com o intuito principal de partilhar experiências a respeito do tema “A Igreja e a luta contra pobreza.
O evento, que vai até dia 09 de julho, conta com a participação de países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, e da província chinesa de Macau, pretende chamar a atenção das autoridades políticas e do governo para que se promovam políticas concretas de combate à pobreza na região.
Além da pobreza, outros assuntos serão tratados no encontro. Entre eles a cooperação entre as comunidades de língua portuguesa; a comunhão entre as Igrejas dos países e o intercâmbio de propostas a serviço da evangelização; e o apoio aos jovens para sua formação superior. Como exemplo desta cooperação entre os países lusófonos, pode-se citar o caso do Seminário maior de Guiné-Bissau, que recebe anualmente professores brasileiros para ensinar filosofia e teologia a seus alunos.
Paralelamente à reunião, os bispos irão visitar diversos lugares e comunidades da cidade de São Tomé com o objetivo de ver de perto a realidade do país africano. Conforme a Agência Fides, o encontro dos bispos lusófonos já está em sua nona edição, sempre realizado bienalmente e com sede rotativa.
Deixe seu comentário