Gaudium news > Dom Dimas celebra missa de abertura do 1º Congresso Missionário Nacional para Seminaristas

Dom Dimas celebra missa de abertura do 1º Congresso Missionário Nacional para Seminaristas

Dom-Dimas-Lara-Barbosa.jpg
Dom Dimas falou sobre a importância da inculturação exigida pela missão

Brasília (Segunda-feira, 05-07-2010, Gaudium Press) O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa celebrou ontem, em Brasília, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, a missa de abertura do 1º Congresso Missionário Nacional para Seminaristas. O evento, que vai até o próximo domingo, 11, reúne 160 seminaristas de todo o Brasil para discutir a formação missionária dos futuros padres.

Em sua homilia, Dom Dimas exortou os seminaristas presentes a assumirem a missão do sacerdócio com a mesma postura demonstrada por São Pedro e São Paulo. “Na festa dos apóstolos Pedro e Paulo, queremos pedir fidelidade a Jesus Cristo, a partir de um encontro pessoal com o Ressuscitado e coragem para estarmos disponíveis ao testemunho”, afirmou.

A respeito de São Pedro e São Paulo, o secretário-geral da CNBB disse ainda que era preciso ressaltar o ardor missionário de ambos os apóstolos e dessa forma acompanhá-los. “Somos chamados a testemunhar a mesma fé ensinada por estes dois apóstolos”, disse.

Por fim, o prelado discorreu sobre a importância que se deve dar à inculturação exigida pela missão, “que brota da Trindade”. Segundo Dom Dimas, a missão é chamado de Deus e, nesse sentido, “é preciso cuidado com os ‘achismos’ no processo de inculturação, que não é fácil. A pressa na inculturação pode fazer dos missionários uma pedra de tropeço”, avisou. Com informações da CNBB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas