Serviço Europeu de Vocações realiza encontro para incentivar padres a motivarem vocações
Eztergom (Sexta-feira, 02-07-2010, Gaudium Press) “Qual é o papel do sacerdote no desenvolvimento das vocações sacerdotais?” Esta é a pergunta que o Serviço Europeu de Vocações fará na reunião anual, onde estarão participando representantes dos serviços nacionais de vocação das Conferências Episcopais Europeias. O encontro é promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e segue até o próximo dia 4 de julho na cidade húngara de Eztergom.
Com o tema “Vem e Olha. O Sacerdote: testemunho e servidor das vocações”, a reunião fará reflexões sobre a maneira com a qual os presbíteros devem viver um sacerdócio de forma convincente para atrair mais vocacionados. Foi o que explicou o secretário adjunto da CCEE, Padre Ferenc Janka.
Ele também fez referência às palavras do Papa Bento XVI pronunciadas durante a vigília de oração no último dia 10 de junho, no encerramento do Ano Sacerdotal. “Cada um de nós deve se esforçar para viver seu sacerdócio de tal forma que seja convincente, de tal maneira que os jovens possam dizer que esta é uma verdadeira vocação, que se pode viver desta maneira e que desta maneira podem fazer as coisas essenciais para o mundo”.
Padre Janka também disse que “o testemunho do sacerdote, sua alegria de responder todos os dias o chamado de Deus, pode ser o primeiro passo para que os jovens se deem conta que vale a pena uma vida dedicada ao serviço de Deus e de seu povo”. O sacerdote deve ser um verdadeiro “provocador” das vocações.
A reunião do Serviço Europeu de Vocações contará, entre outras coisas, com a presença de vários especialistas europeus, entre eles Dom Jean Louis Brugués, secretário da Congregação para a Educação Católica, que vai ministrar palestra sobre o testemunho do presbítero nas sociedades europeias.
No encontro, também serão desenvolvidos assuntos sobre as dificuldades que enfrentam atualmente as comunidades católicas na Europa e qual o lugar que o sacerdote deve ocupar neste contexto.
No dia 4, quando a reunião será encerrada, acontecerá uma celebração eucarística que será presidida pelo Cardeal Péter Erdo, arcebispo de Eztergom-Budapest e presidente do CCEE.
Serviço Europeu de Vocações
O Serviço Europeu de Vocações é uma federação que agrupa os serviços vocacionais nacionais dos países europeus e conta com o respaldo da CCEE. Teve sua origem nas reuniões dos serviços vocacionais que aconteciam na década de 1990 em países como a Bélgica, Suíça, França e Alemanha. Sua constituição formal aconteceu em Ljbljana, Eslovênia em 1999.
Deixe seu comentário