Arquidioceses de Maringá e Florianópolis ajudam vítimas das enchentes no Nordeste
Dom Anuar pediu que ofertas às vítimas das enchentes sejam generosas |
Porto Alegre (Sexta-feira, 02-07-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Maringá, no Paraná, e a arquidiocese de Florianópolis, em Santa Catarina, fazem campanha para ajudar o povo nordestino. Tanto o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, como o arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, escreveram uma pequena carta convidando e motivando os fiéis a participarem da iniciativa, demonstrando solidariedade aos irmãos atingidos pelas enchentes, particularmente nos estados de Pernambuco e Alagoas.
Em Maringá foi estipulado um dia específico para a realização de uma coleta em prol dos atingidos, que acontecerá no dia 25 de julho, nas celebrações eucarísticas de todas as paróquias da arquidiocese. Dom Anuar, na carta dirigida aos sacerdotes e ao povo da região, pede a participação e o engajamento de todos em mais este gesto concreto de caridade e amor, em favor dos afetados por esta calamidade.
“Diante da situação dos nossos irmãos nordestinos, queremos manifestar a nossa solidariedade cristã. Por isso, no dia 25 de julho, peço que todos sejam generosos em suas doações, pois as ofertas dessa data serão enviadas à Cáritas, organização de ajuda da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em benefício deste povo que sofre. Demonstremos nossa generosidade solidária, na certeza de que é dando que se recebe”, ressaltou o arcebispo.
Dom Anuar afirmou estar comovido com o drama que vivem os irmãos do Nordeste brasileiro |
Já na arquidiocese de Florianópolis, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) enviou uma ajuda para a Cáritas Brasileira – Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba e Pernambuco) da CNBB, como havia feito em relação às cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em abril último, por ocasião das enchentes que também causaram destruição e sofrimento.
Dom Murilo, em sua carta, conclama todas as comunidades da região a manifestarem sua solidariedade para com os irmãos nordestinos, neste momento de dor. O prelado destaca ainda que, dada a urgência que a Cáritas do nordeste tem para dispor de dinheiro para ações de socorro imediato, em vez de entregarem o resultado das coletas na Cúria Metropolitana, é importante que as paróquias depositem a quantia diretamente na conta: SOS Pernambuco e Alagoas – Banco do Brasil – Agência: 3505-X – Conta Corrente: 5821-1.
“Comove-nos o drama vivido por nossos irmãos do Nordeste brasileiro. Diante das imagens que os noticiários de televisão nos têm mostrado, é necessário ir além de ‘chorar com os que choram’ (Rm 15); é preciso tomar uma decisão semelhante à das comunidades de Macedônia e Acaia, que, segundo o apóstolo Paulo, consideraram bom que se fizesse uma coleta para os santos de Jerusalém que estavam na pobreza”, afirmou o arcebispo de Florianópolis.
Deixe seu comentário