Papa recebe Dom Walter Mixa em audiência particular e pede reconciliação
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 01-07-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu hoje pela manhã o bispo emérito de Augsburg, na Alemanha, Dom Walter Mixa, em uma audiência particular no Vaticano. Após o fim das conversas, a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um comunicado sobre a audiência, no qual foi confirmada a renúncia e o afastamento do bispo.
Como lembra o comunicado vaticano, o bispo alemão renunciou ao governo pastoral da diocese e ao Ordinariado militar da Alemanha em meio a acusações de abuso e maus-tratos. O religioso afirmou que as suspeitas faziam parte de um “complô” para obrigá-lo a pedir a renúncia.
Durante a audiência, conforme a nota vaticana, o bispo emérito de Augsburg disse ao Papa “ter sempre buscado cumprir o seu ministério episcopal de bom grado e de modo consciente. Mas, com toda a sinceridade e humildade, também confirmou o reconhecimento de ter cometido faltas e erros”.
Durante a audiência de hoje, o prelado “novamente pediu perdão por todos os seus erros” e disse desejar “justamente que, frente aos erros, não se esqueça completamente o bem que fez”, continuou o comunicado.
O Santo Padre respondeu às suas palavras expressando a esperança de que “o pedido de perdão encontre ouvidos e corações abertos” e desejou “a reconciliação, um novo acolher-se recíproco no espírito da misericórdia do Senhor” entre os bispos da diocese.
De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa, o Papa afirmou que o bispo “se retirará por um tempo de silêncio, de meditação e oração, e depois de um período de cura e reconciliação estará, como outros bispos eméritos, à disposição para deveres pastorais”.
O pontífice, “sobretudo aos irmãos no ministério episcopal”, “solicita que ofereçam” a Dom Walter Mixa “mais do que no passado sua proximidade amigável, compreensão e ajuda para reencontrar o caminho correto”.
“Em um tempo de contrastes e inseguranças, o mundo espera dos cristãos o testemunho de concórdia que esses, com base em seu encontro com o Senhor ressuscitado, estão em condições de oferecer, e na qual são de ajuda uns aos outros, como também à inteira sociedade, para encontrar a via certa para o futuro”, completou a nota da Santa Sé.
Comentando o encontro, Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, confessa que se comoveu pela “grande beleza espiritual” do comunicado que “mostra como o Papa exerce seu trabalho com grande densidade espiritual”, para “ir adiante sempre na via da comunhão” e para “enfrentar tensões e dificuldades”.
Deixe seu comentário