Recife se prepara para comemorar a festa de Nossa Senhora do Carmo
Dra. Zilda Arns, que faleceu no início do ano, será homenageada na festa para Nossa Senhora do Carmo |
Recife (Quinta-feira, 01-07-2010, Gaudium Press) Entre os dias 6 e 16 de julho, a capital pernambucana vai fazer uma grande festa para celebrar Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Uma série de atividades está sendo programada para a celebração, que anualmente reúne milhares de fiéis e devotos no Pátio do Carmo.
Este ano a festa terá um diferencial. Além da homenagem à padroeira do Recife, serão prestadas homenagens à Zilda Arns – fundadora da Pastoral da Criança, falecida no terremoto do Haiti em janeiro deste ano – e à diocese de Recife e Olinda, que completa seu primeiro centenário no dia 16.
Nesse dia, haverá missas simultâneas na nave da igreja e no claustro conventual pela manhã, além da apresentação do Coral Vozes de Maria, formado por representantes de oito corais religiosos da cidade. À tarde, a programação continua com uma grande missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, seguida de procissão pelas ruas da cidade.
Segundo Frei Francisco de Sales, prior da Ordem Carmelita do Nordeste, foi feito um grande investimento para a realização da festa deste ano. “A intenção é atrair uma grande quantidade de fiéis de todas as partes do país e até do exterior, cuja estimativa chega a 800 mil pessoas”.
Já o reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Paulo Fernando de Moura, vai mais longe: “Nosso objetivo é que daqui a cinco ou seis anos possamos reunir mais de um milhão de participantes”. Segundo ele, hoje já é muito grande a participação de pessoas que chegam de regiões como a Zona da Mata, Agreste e Sertão do Ceará. “Essas pessoas chegam ao Recife para prestigiar a festa, prestigiar Nossa Senhora, pedir e agradecer à Virgem por seus milagres”.
Foram programadas missas que acontecerão diariamente às 7h, 8h, 10h, 12h, 15h30 e 19h. Além disso, entidades sociais como o Instituto de Medicina Integral (Imip), a AACD, Pastoral da Criança e Movimento Pró Criança farão atendimento gratuito entre os dias 12 e 14 no pátio da Igreja.
Proclamada padroeira da cidade em 1909, Nossa Senhora do Carmo costuma receber muitos pedidos de ajuda financeira. A história da Basílica também é antiga. Tudo começou com uma pequena capela erguida no século XVII para cultuar a imagem da Virgem, trazida de Portugal. Alguns anos depois a capela deu lugar à Basílica, um raro exemplar do estilo barroco rococó no Recife.
Deixe seu comentário