Bento XVI anuncia novo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos
Dom Kurt Koch presidirá dicastério no qual atua como conselheiro desde 2002 |
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 01-07-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI aceitou o pedido de renúncia por idade avançada, confirmada anteriormente pelo próprio purpurado, do cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. A informação foi divulgada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Para seu lugar, o Papa nomeou o bispo de Basileia, Dom Kurt Koch, elevando-o, ao mesmo tempo, à dignidade de arcebispo. O prelado é conselheiro do dicastério que ora assume desde 2002.
Ainda assim, Dom Kurt permanece também como administrador da diocese de Basileia até a nomeação de um sucessor. Para o arcebispo, que tem por especial dedicação as questões relativas à liturgia, a escolha para suceder o cardeal Kasper no dicastério é “grande honra e grande responsabilidade”.
Biografia
Dom Kurt Koch nasceu no dia 15 de março de 1950, em Emmenbrücke, na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 20 de junho de 1982, e nomeado bispo em 21 de agosto de 1995, sendo ordenado em janeiro de 1996, sempre para a diocese da Basileia. Sucedeu no governo episcopal da Basileia o então arcebispo Karol Wojtyla.
Deixe seu comentário