Gaudium news > Papa anuncia importantes nomeações para dicastérios da Cúria

Papa anuncia importantes nomeações para dicastérios da Cúria

Marc Oullet.jpg
Cardeal Marc Oullet será o novo prefeito da Congregação para os Bispos

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 30-06-2010, Gaudium Press) Antes das férias que se iniciam na próxima quarta-feira, o Papa Bento XVI movimentou um pouco os cargos da Cúria Romanam, e não somente isso. A Sala de Imprensa vaticana publicou hoje nomeações aguardadas há tempos. Como já escreviam jornalistas italianos e vaticanistas, o cargo de presidente do novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização será mesmo ocupado por Dom Rino Salvatore Fisichella.

Além disso, confirmou-se também a nomeação do cardeal canadense Marc Ouellet para o cargo de Prefeito da Congregação para os Bispos, depois da renúncia do Cardeal Giovanni Battista Re. Até o presente momento, o Primaz do Canadá será também presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Surpresa na nomeação do novo núncio apostólico na Polônia, cargo que será ocupado pelo arcebispo italiano Celestino Migliore, que deixa a ONU, junto a qual representava a Santa Sé.

A nomeação de Dom Fisichella ao novo dicastério, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, significa que ele deixa suas presentes funções como presidente da Pontifícia Academia para a Vida e como reitor da Pontifícia Universidade Lateranense. O primeiro cargo será ocupado pelo chanceler da insituição, Dom Ignacio Carrasco de Paula, espanhol. É um especialista em Bioética e Teologia moral; consultor do Pontifício Conselho para a Família e da Pastoral para os Operadores da Saúde; membro do Comitê Ético para a Experimentação Clínica do Hospital Bambino Gesù. Tem experiência como diretor do Instituto de Bioética e como reitor da Universidade Católica Santo Cuore de Roma. Tem numerosas publicações sobre questões de bioética, medicina ética e medicina legal.

Rino Fisichella.jpg
Dom Rino Salvatore Fisichella será o presidente do novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

Já o novo reitor da Universidade Lateranense será o professor salesiano D. Enrico dal Covolo, mais conhecido por ter sido este ano o guia dos exercícios espirituais do Santo Padre e da Cúria Romana na Quaresma. É docente ordinário de Literatura Cristã antiga grega na Pontifícia Universidade Salesiana e membro ordinário da Pontifícia Academia de Teologia e do Pontifício Comitê de Ciências Históricas. É também consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e da Congregação para o Clero. Em 2001 foi promovido a oficial na Ordem das Palmas Acadêmicas pelo Primeiro Ministro da República Francesa.

Dom Rino Salvatore Fisichella é italiano, nascido em Codogno (Milão) em 25 de agosto de 1951. Completou o ensino médio em Lodi no Colégio São Francisco e no Colégio Capranica em Roma. Diplomou-se em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 13 de março de 1976 foi ordenado sacerdote para a diocese de Roma. Foi consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e membro do Comitê Central do Grande Jubileu do Ano 2000. Em 1998, foi nomeado auxiliar para o Setor Sul de Roma. Em 2001 foi nomeado reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e há dois anos foi nomeado também presidente da Pontifícia Academia para a Vida, sendo promovido a arcebispo.

Já o cardeal canadense Marc Ouellet, depois de 8 anos no Canadá como arcebispo metropolitano de Québec e primaz do país, retorna à Roma para responsabilizar-se pelas nomeações dos bispos na Congregação para os Bispos. O purpurado canadense tem uma vasta experiência vaticana. Foi consultor da Congregação para o Clero e da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e também da Comissão para as relações Religiosas com o Judaísmo; membro da Pontifícia Academia de Teologia e também relator geral na 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2008.

Depois dos estudos em Roma foi nomeado docente no Seminário Maior de Cali, na Colômbia. Cardeal Ouellet pertence à Companhia dos Sacerdotes de São Sulpício. O purpurado canadense substitui o Cardeal Giovanni Battista Re e torna-se, além de prefeito da Congregação para os Bispos, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. É considerado um dos mais fiéis purpurados do ensinamento da Igreja Católica.

Celestino-migliore.jpg
Dom Celestino Migliore assume a nunciatura apostólica na Polônia

Por fim, a Santa Sé também anunciou o sucessor do arcebispo Kowalczyk, arcebispo de Gniezo e primaz da Polônia, para o cargo de núncio apostólico na Polônia, até o presente momento sempre ocupado por um polonês. O Papa nomeou o italiano Dom Celestino Migliore, com experiência na nunciatura de Varsóvia. Assim, o diplomata italiano de 58 anos deixa seu cargo como Observador Permanente da Santa Sé junto à ONU.

Dom Migliore entrou para o serviço diplomático do Vaticano em 1980, como adido em Angola. Em seguida, foi para os Estados Unidos, Egito e Polônia. Em 14 de abril de 1992 foi nomeado enviado especial com funções de Observador Permanente da Santa Sé junto ao Conselho da Europa em Strasburgo. Depois, foi nomeado sub-secretário da Seção Relações com os Estados da Secretaria de Estado em 21 de dezembro de 1995. Foi observador permanente da Santa Sé junto à ONU em Nova York, cargo que ocupava desde 30 de outubro de 2002. Foi elevado à sede titular de Canosa, com dignidade de arcebispo. Consagrado em 6 de janeiro de 2003, fala francês, inglês, espanhol, português e também um pouco de polonês.

Aguarda-se ainda a nomeação do sucessor do Cardeal Walter Kasper para o cargo de Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas