Porto Alegre sedia encontro de educadores e líderes estudantis de escolas católicas
Encontro é parte da celebração do centenário da arquidiocese gaúcha |
Porto Alegre (Quarta-feira, 30-06-2010, Gaudium Press) O Grupo de Trabalho de Educação da arquidiocese de Porto Alegre, com o apoio da filial gaúcha da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC-RS), promoverá no dia 08 de julho o Encontro de Educadores e Lideranças Estudantis das Escolas Católicas da região. O evento será realizado no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e reunirá cerca de 70 escolas de Porto Alegre e cidades vizinhas.
O encontro, cujo tema é “Educação Católica: Identidade e Missão” e o lema “Educação Católica: Agregando valores”, é parte da celebração do centenário da arquidiocese de Porto Alegre e tem como objetivo principal discutir o protagonismo na educação de cidadãos e cidadãs a serviço da promoção da vida e da dignidade humana. Já está confirmada a presença do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, e de autoridades relacionadas à educação do governo estadual e municipal.
A programação do encontro será dividida em dois momentos: um voltado para educadores e outro para lideranças juvenis. Para os educadores estão programados os seguintes painéis: “Educação Católica – Memória e Profecia”, com os padres Bonifácio Schmidt e Inacio Neutzling e com a professora Maria Helena Bastos; e “Educação Católica – Desafios e perspectivas”, com Padre Marcos Sandrini e a Professora Celina Dal Moro. Já as lideranças estudantis assistirão ao painel “Identidade e protagonismo Juvenil” e participarão de oficinas de teatro, dança, música, espiritualidade, mídias, voluntariado e pastoral da juventude.
Propondo um momento de integração entre educadores e líderes juvenis, os organizadores do encontro programaram uma apresentação da Orquestra Sinfônica da PUC-RS e uma celebração eucarística, que encerrará o evento.
Segundo o coordenador da Anec-RS, Harlei Antônio Noro, o encontro proporcionará um espaço privilegiado para a partilha e o congraçamento entre as escolas católicas presentes na arquidiocese, além de tornar pública a unidade e a identidade das mesmas. “Estarão reunidos aproximadamente mil educadores e trezentas lideranças estudantis, que desfrutarão de um momento reflexivo sobre a educação católica, na certeza de promover o esforço articulado e consciente de ir proclamando e construindo o Reino de Deus através do mundo da educação”, afirma.
Deixe seu comentário