Festa para São Pedro na Arquidiocese de Salvador
Festa para São Pedro terá atividades em todas as paróquias da arquidiocese de Salvador |
Salvador (Terça-feira, 29-06-2010, Gaudium Press) A capital baiana está em festa por ocasião das homenagens prestadas a São Pedro, guardião da Igreja. Uma série de atividades em todas as paróquias da arquidiocese, a primeira diocese do Brasil, está programada para comemorar a data, especialmente na histórica e emblemática Igreja Matriz de São Pedro.
O local deve receber a maior concentração de fiéis. Hoje, várias missas foram celebradas no período da manhã e, à tarde, logo após a missa das 15h30, os fiéis partem em procissão até o Forte de São Pedro, retornando para a Matriz. Ali, haverá missa solene às 17h30 presidida pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Gregório Paixão.
Na paróquia de São Pedro, em Muritiba, todas as comunidades rurais celebram às 16hs a Missa Solene ao mesmo tempo em que participam da inauguração da restauração da Igreja.
Igreja Matriz de São Pedro
Conta a história que, ao tomar a cidade de Salvador em 1624, os holandeses construíram várias trincheiras onde hoje está localizado o Forte de São Pedro. Nesta localidade já havia uma pequena capela sob a invocação do santo.
Em 1679, o primeiro arcebispo de Salvador, Dom Gaspar Barata de Mendonça criou a Freguesia de São Pedro. Freguesia naquela época era a denominação dada à paróquia. Havendo a necessidade de se construir uma Matriz para a paróquia, em 1691 foram iniciadas as negociações para que o rei de Portugal ajudasse. Foi em 1692 que uma carta-régia ordenou que fosse cedido ao rei de Portugal, Dom Pedro II “o padroado e direito livre de Igreja” e se providenciasse a construção de uma nova igreja.
Ela então foi construída próxima ao Mosteiro de São Bento e uma pequena imagem foi levada para a Matriz até que foi substituída pela atual no final do século XVIII.
Deixe seu comentário