Papa “deplora” buscas em arcebispado belga e violação de túmulos
Dom André-Joseph Léonard foi quem recebeu a mensagem do Papa |
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 29-06-2010, Gaudium Press) Após o comunicado da Secretaria de Estado do Vaticano e do comentário do cardeal Tarcisio Bertone, o próprio Santo Padre enviou uma mensagem de solidariedade criticando as buscas conduzidas na sede da arquidiocese belga. O pontífice exigiu a “garantia dos direitos fundamentais das pessoas e das instituições, no respeito às vítimas”.
“Neste triste momento”, começa em sua mensagem o Papa, exprimo “particular proximidade e solidariedade” a todos os bispos belgas “pelas surpreendentes e deploráveis modalidades” das “buscas na Catedral de Malines-Bruxelas” e na sede do arcebispado. Seja o ordenamento canônico, seja o civil, todos devem ser tratados na “recíproca especificidade e autonomia”, pede o pontífice.
Na nota, o Papa diz ainda desejar que “a justiça faça o seu curso, a garantia dos direitos fundamentais das pessoas e das instituições, no respeito às vítimas”. Bento XVI apelou também pelo “reconhecimento, sem preconceitos e prejuízo, de todos que se empenham a colaborar” com as autoridades civis.
A mensagem do Papa, com a data de 27 de junho, foi endereçada ao presidente da Conferência Episcopal da Bélgica, novo arcebispo de Malines-Bruxelas, Dom André-Joseph Léonard.
Deixe seu comentário