Padre maranhense inicia trabalho missionário no Sudão
Padre Raimundo se sentiu enviado como missionário para o desafiador contexto do Sudão |
Balsas (Segunda-feira, 28-06-2010, Gaudium Press) Enviado no final do mês de maio para região sul do Sudão pela diocese maranhense de Balsas, o missionário comboniano Padre Raimundo Nonato Rocha começou no último dia 19 de junho seu trabalho de evangelização na cidade de Juba.
Conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o contexto de evangelização no sul do país africano é complexo e conflituoso. O missionário escolhido pela Igreja para trabalhar nessa região tem que manejar diversos fatores que compõem a realidade do Sudão: sociais, econômicos, tribais e interesses estrangeiros.
Não obstante as dificuldades que irá enfrentar, Padre Raimundo diz sentir-se chamado e enviado como missionário para esse complexo e desafiador contexto. “A vida missionária nos coloca numa atitude de constante recomeço e aprendizado. Estou apenas no começo, porém confiante que vai dar tudo certo. Agradeço a Deus pela vocação missionária, rezo para mim e pelo povo do Sudão”, declarou.
Missionários no Sudão
De acordo com a CNBB, os missionários combonianos realizam trabalhos de evangelização no sul do Sudão desde 1858, quando seu fundador São Daniel Comboni aportou na região.
Os trabalhos dos missionários começaram efetivamente em 1901 e duraram até 1964, ano em que estourou uma guerra civil e os estrangeiros foram expulsos. Terminado o conflito, os combonianos voltaram ao Sudão, onde, atualmente, têm missões em quatro dioceses.
Deixe seu comentário