Gaudium news > Curitiba recebe imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Roma

Curitiba recebe imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Roma

ícone perpetuo socorro.JPG
A imagem fala da paixão redentora de Jesus Cristo

Curitiba (Sexta-feira, 25-06-2010, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, através do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, acolhe desde quarta-feira, 23, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que veio diretamente do Santuário Internacional da Igreja de Santo Afonso, em Roma, Itália. A presença do Ícone busca estreitar os laços com a sede principal dessa grande devoção e comemorar os 50 anos do Novenário da padroeira na capital paranaense.

O ícone permanecerá exposto no Santuário até o dia 27 de junho, quando, após uma Novena de Ouro, será levado em procissão pelas ruas do bairro até o Estádio Couto Pereira, onde será realizada uma missa. O membro da Pastoral da Comunicação do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Gelson Luiz, espera a participação de um grande número de fiéis, e salienta que através dessa devoção é possível evangelizar e atender as pessoas em suas mais diversas dificuldades.

A respeito dos ícones, em geral, Padre Gelson destaca que eles em sua grande maioria são pintados por monges e resultam da contemplação, sendo uma lição teológica e catequética. Referindo-se especificamente ao Ícone vindo de Roma, o sacerdote destaca a figura do Arcanjo Miguel segurando uma lança e uma esponja com vinagre e a do Arcanjo Gabriel segurando a cruz da paixão e os pregos da crucificação. No centro do quadro está à figura de Nossa Senhora, com o menino Jesus em seu colo.

“Esse ícone fala da paixão redentora de Jesus Cristo. Maria nos ajuda a acolher o dom da Paixão de Cristo em nossas vidas. Ela segura com ternura o menino Jesus, dando sinais de segurança, consolação e carinho. Segura o filho e sussurra que o dia que a paixão acontecer estará com ele, para socorrê-lo. Eis o socorro de Maria, o Perpétuo Socorro”, afirma.

História dos 50 anos do Novenário
Em 1959 aconteceu, em toda a cidade de Curitiba, as Missões Populares Redentoristas. A partir disso, o bispo local da época, Dom Manoel da Silveira D´Elboux, pediu que os redentoristas assumissem ali uma paróquia. Na verdade, os missionários queriam um local para um Santuário dedicado a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foi então que o bispo ofereceu, em caráter provisório, uma capela conhecida como Nossa Senhora da Glória, na região central da cidade.

A proposta foi aceita e no mês de abril de 1960 dois redentoristas iniciaram o trabalho de devoção. Tudo começou com apenas oito pessoas. Fecharam o primeiro ano com apenas duas novenas na quarta-feira, ás 7h30 e às 19h30. No segundo ano, foram acrescentados mais três horários: 15h, 16h e 17h. Em 1980 já eram onze. Hoje são 17 horários: das 6h até as 22h, quando se inicia a última do dia.

  

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas