Campanha da Fraternidade é assunto de coletiva da CNBB
“Campanha da Fraternidade é iniciativa singular”, declarou o presidente da CNBB |
São Paulo (Sexta-feira, 25-06-2010, Gaudium Press) Participando da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo de Mariana (MG), presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio da Rocha concedeu ontem, 24, entrevista coletiva em que falou sobre a importância da Campanha da Fraternidade, realizada todos os anos pela entidade.
Conforme Dom Geraldo, a Campanha da Fraternidade é uma iniciativa singular e uma das maiores ações evangelizadoras no Brasil. “A CNBB tem a sensibilidade de tratar anualmente de grandes situações que dizem respeito ao país. Com a Campanha da Fraternidade levamos uma reflexão mais ampla e concreta que é realizada nas bases da Igreja”, afirmou.
A respeito da iniciativa deste ano, que teve como tema “Economia e Vida”, o prelado afirmou que ela alcançou seu objetivo de despertar as pessoas para a conscientização e as iniciativas solidárias nas comunidades, embora reconheça que todos os frutos de uma campanha como esta, complexa, normalmente são colhidos lentamente.
Dom Luis falou sobre a campanha de 2012 que versará sobre a saúde pública no país |
Participou da coletiva de imprensa também o arcebispo de Manaus, vice-presidente da CNBB, Dom Luis Soares Vieira. Durante a entrevista, o prelado afirmou que a campanha deste ano serviu como preparação para a campanha de 2011 que terá como tema “fraternidade e a Vida no Planeta”. Segundo o arcebispo, as duas tratam de temas próximos. “A economia está muito ligada à preservação ambiental, à ecologia”, disse.
Dom Luis, aproveitou a entrevista para comentar ainda a Campanha da Fraternidade 2012, que focará na saúde pública. Conforme o prelado este tema foi o escolhido, porque se trata de algo intrínseco à realidade brasileira, que mercê ser tratado com urgência. “Não vou dizer que temos uma saúde caótica, mas estamos chegando lá”, concluiu.
Deixe seu comentário