Jovem coordena na internet manifestações de apoio ao Papa na Alemanha
São Paulo (Sexta-feira, 25-06-2010, Gaudium Press) Foi na multitudinária manifestação de apoio a Bento XVI que tomou a Praça de São Pedro no último dia 16 de maio – ainda sob fortes ecos da polêmica em torno dos casos de pedofilia na Igreja – que a jovem alemã Sabine Beschamnn se inspirou.
Naquela ocasião, mais de 200 mil pessoas provenientes de toda a Itália e do mundo se reuniram para expressar solidariedade ao Santo Padre. “Queridos amigos, hoje vocês mostram o grande afeto e a solidariedade da Igreja e o povo italiano no Papa e seus sacerdotes que diariamente cuidam de vocês, para que com renovação espiritual e moral possamos sempre servir melhor à Igreja e ao povo de Deus, que se dirige anos com confiança”, declarara o Papa naquele domingo.
Pois impactada por este fato, a jovem pensou que a terra natal do Papa não podia ficar atrás em seu afeto a Bento XVI. E assim, sob sua iniciativa foi criado o grupo na internet “Germany for the Pope” (“Alemanha para o Papa”), que está preparando duas grandes manifestações de solidariedade em Colonia e Munique, para o dia 11 de julho, um domingo, quando a Igreja comemora São Bento, patronímico do Papa. A informação foi noticiada por periódicos alemães e republicada em sites católicos internacionais.
Segundo o jornal Die Tagespost, “milhares de católicos disseram que tomarão parte nas manifestações de solidariedade, número que cresce a cada dia. Muitos querem viajar em trem ou ônibus vindos de outras dioceses – apesar da final da Copa do Mundo de futebol, que acontecerá à noite”. O jornal afirma também que uma companhia de impressão com sede em Colonia doou flyers e cartazes que foram enviados a paróquias e comunidades religiosas de todo o país.
Para ‘calibrar’ a opinião pública, Beschammn criou uma página no Facebook anunciando o movimento e quase de imediato recebeu centenas de seguidores, “sobretudo jovens”, disse. Então, criou um site estabeleceu uma data, a Festa de São Bento, que considerou a mais apropriada. Ainda que não acredite que os eventos reúnam tanta gente como os 200 mil de Roma, pensa que sua iniciativa será promissora.
Deixe seu comentário