À luz dos 50 anos de independência do país, bispos do Congo realizam plenária
Kinshasa (Quinta-feira, 24-06-2010, Gaudium Press) Bispos da Conferência Episcopal do Congo se preparam para comemorar o cinquentenário da independência do país no próximo dia 30. Ao mesmo tempo, realizam sua 46ª Assembleia Plenária, pedindo por mais amor e paz entre os congoleses e mirando um futuro de prosperidade.
“Precisamos amar uns aos outros, indo contra a atual cultura do egoísmo que torna o homem congolês prisioneiro de si e impede toda iniciativa de reconstrução do país”, disse durante a missa de abertura, segundo a Agência Fides, o bispo de Tshumbe, Dom Nicolas Djomo Lola, também presidente da Conferência Episcopal do Congo.
A Assembleia teve início no último dia 21, segunda-feira, e a celebração de uma Santa Missa no domingo abriu oficialmente os trabalhos. A cerimônia foi realizada na catedral Nossa Senhora do Congo e transmitida ao vivo para todo o país pela emissora estatal.
Para Dom Nicolas, congoleses devem amar uns aos outros |
“Deste modo, visto que cada bispo celebrará em sua diocese o jubileu da independência, todos os bispos quiseram abençoar o país”, destacou Dom Nicolas.
Na homilia, o arcebispo e presidente da Conferência Episcopal ressaltou: “Deus permaneceu fiel, não obstante tudo, e sobre esta lealdade os congoleses devem se apoiar com otimismo e esperança em favor de um futuro melhor. A celebração dos 50 anos de Independência do Congo é uma ocasião para renovar o compromisso e a confiança em Deus e em nós mesmos a fim de promover o bem comum e a solidariedade nacional”.
Também no dia 20 de junho, a Igreja no Congo concluiu a celebração do Ano Sacerdotal e celebrou o 44° Dia Mundial dos Meios de Comunicação. De acordo com a Fides, durante a missa na Catedral, um jornalista leu a oração de intercessão pedindo a Deus para dar aos jornalistas congoleses a graça de viver e trabalhar na verdade e no amor pela pátria. Ele pediu também aos jornalistas congoleses para que encontrem um assistente espiritual que os acompanhe em sua vida de fé.
Deixe seu comentário