Círculo Católico Acadêmico pretende evangelizar universitários no Rio de Janeiro
Ideia do projeto de envagelização de estudantes nasceu no Mosteiro São Bento |
Rio de Janeiro (Quinta-feira, 24-06-2010, Gaudium Press) Encontrar uma nova maneira de evangelizar alunos universitários envolvendo temas da atualidade, porém, sem deixar de lado a moral cristã. Foi a partir disso que a professora de geologia e oblata beneditina Tereza Regina Machado pesquisou e desenvolveu o Círculo Católico Acadêmico, uma iniciativa que surgiu após observar a falta de motivação de alguns alunos nos corredores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O Círculo Católico Acadêmico é um movimento leigo aprovado pela Hierarquia Eclesiástica da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Segundo a professora Tereza Regina, o objetivo “é atingir uma faixa de estudantes que acha que a religião é uma coisa piegas, que não leva a nada. Vamos mostrar que a realização e a felicidade não estão somente nos valores materiais”.
A ideia de criar o Círculo começou após uma reunião no Mosteiro de São Bento, na qual estava presente o Abade Dom José Palmeiro Mendes, hoje diretor espiritual do projeto. Em princípio, o projeto somente seria aplicado na UERJ, mas está aberto a outras universidades que queiram as palestras.
“Queremos ampliar este trabalho para todas as universidades, sejam estaduais, federais ou particulares, e temos como meta realizar uma palestra por mês e convidar, além dos alunos, também os professores”, esclarece Tereza Regina.
Ela diz ainda que a busca de apoio de professores no movimento é indispensável já que, segundo ela, a função destes educadores não é apenas transmitir o conhecimento, mas apoiar aqueles que precisam de ajuda e que buscam esclarecimentos.
A primeira palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira na UERJ tendo como tema: “Ciência, fé e razão”, ministrada pelo filósofo Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira.
Deixe seu comentário