Gaudium news > Círculo Católico Acadêmico pretende evangelizar universitários no Rio de Janeiro

Círculo Católico Acadêmico pretende evangelizar universitários no Rio de Janeiro

estudantes.jpg
Ideia do projeto de envagelização de estudantes nasceu no Mosteiro São Bento

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 24-06-2010, Gaudium Press) Encontrar uma nova maneira de evangelizar alunos universitários envolvendo temas da atualidade, porém, sem deixar de lado a moral cristã. Foi a partir disso que a professora de geologia e oblata beneditina Tereza Regina Machado pesquisou e desenvolveu o Círculo Católico Acadêmico, uma iniciativa que surgiu após observar a falta de motivação de alguns alunos nos corredores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O Círculo Católico Acadêmico é um movimento leigo aprovado pela Hierarquia Eclesiástica da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Segundo a professora Tereza Regina, o objetivo “é atingir uma faixa de estudantes que acha que a religião é uma coisa piegas, que não leva a nada. Vamos mostrar que a realização e a felicidade não estão somente nos valores materiais”.

A ideia de criar o Círculo começou após uma reunião no Mosteiro de São Bento, na qual estava presente o Abade Dom José Palmeiro Mendes, hoje diretor espiritual do projeto. Em princípio, o projeto somente seria aplicado na UERJ, mas está aberto a outras universidades que queiram as palestras.

“Queremos ampliar este trabalho para todas as universidades, sejam estaduais, federais ou particulares, e temos como meta realizar uma palestra por mês e convidar, além dos alunos, também os professores”, esclarece Tereza Regina.

Ela diz ainda que a busca de apoio de professores no movimento é indispensável já que, segundo ela, a função destes educadores não é apenas transmitir o conhecimento, mas apoiar aqueles que precisam de ajuda e que buscam esclarecimentos.

A primeira palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira na UERJ tendo como tema: “Ciência, fé e razão”, ministrada pelo filósofo Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas