Gaudium news > Cardeais de Lima e Santiago apresentam livro “Unidos pela Fé” na capital chilena

Cardeais de Lima e Santiago apresentam livro “Unidos pela Fé” na capital chilena

Santiago (Quarta-feira, 23-06-2010, Gaudium Press) Na última segunda-feira à noite, aconteceu na casa do embaixador do Peru no Chile, Carlos Pareja, a cerimônia de apresentação do livro “Unidos pela Fé”. O ato foi encabeçado pelos cardeais Francisco Javier Errázuriz, arcebispo de Santiago, e Juan Luis Cipriani, arcebispo de Lima, que estavam acompanhados pelo ministro das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno.

Entre os presentes se encontravam ainda o núncio apostólico no Chile, Dom Giuseppe Pinto, o bispo de Iquique, Dom Marco Antonio Órdenes, o bispo de San Bernardo, Dom Juan Ignacio Gonzáles; e alguns sacerdotes. A cerimônia contou também com a presença do ministro presidente do Conselho Nacional da Cultura e das Artes, Luciano Cruz-Coke; de embaixadores e empresários tanto do Chile quanto do Peru.

Cardeais em Lima_Livro Unidos.jpg
Mesa diretiva, durante apresentação do livro “Unidos pela Fé”

“Unidos pela Fé”

Em sua intervenção, o cardeal Errázuriz destacou que o livro vem mostrar os profundos laços de unidade entre ambos os povos, os quais se expressam ano a ano em bonitas manifestações de fé. “Eu acho que é muito importante conhecer estas experiências religiosas. Não podemos nos olhar como se fôssemos dois povos distintos, às vezes distantes, nem tampouco pensar que tudo se resolve em relações econômicas, diplomáticas; há algo muito profundo que nos une, e é uma história comum, uma fé comum, grandes projetos comuns à luz do horizonte da fé”, assinalou.

O cardeal Juan Luis Cipriani, por sua vez, valorizou a publicação da obra porque representa, segundo ele, o rol fundamental da fé na história de ambos os povos. “A fé nos uniu como povos irmãos e ela nos manterá unidos”, disse.

Piedade Popular

A apresentação do livro esteve a cargo do bispo de Iquique, Dom Órdenes, que afirmou que a obra não apenas constitui uma valorização da Piedade Popular, como também “anima e impulsiona o encontro e o diálogo fraterno entre nações irmãs”. Além disso, ressaltou que a Piedade Popular é um encontro entre as realidades humana e divina, constituindo-se em uma verdadeira linguagem do homem a Deus, porém também de Deus para o homem.

“Uma sociedade cresce e se desenvolve quando é capaz não só de aumentar seus índices econômicos e de bem-estar social, mas, sobretudo, quando valoriza suas raízes, descreve sua identidade e vive nos grandes valores e virtudes que a forjaram. Isto é o que almeja o nosso povo. Um povo que vive o dia a dia, entre os desafios de subsistência, as preocupações do presente e a esperança do desenvolvimento. Essa é a vida de nossos cidadãos, e que em sua imensa maioria creem. Nessa realidade se inscreve a experiência da Fé, que vive com a vida de todos os dias”, manifestou.

Texto original Igor Rocco

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas