Gaudium news > Episcopado colombiano prepara Solene Eucaristia para celebrar Bicentenário de Independência

Episcopado colombiano prepara Solene Eucaristia para celebrar Bicentenário de Independência

Dom Ruben Salazar.jpg
Dom Rubén Salazar convidou todos os fiéis para participarem do evento

Bogotá (Quarta-feira, 23-06-2010, Gaudium Press) A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), consonante com os atos comemorativos do Bicentenário de Independência do país, celebrará no próximo dia 09 de julho, na Catedral Primaz de Bogotá, Colômbia, uma Solene Eucaristia. Como nesta data ainda se comemora o dia da padroeira da Colômbia, a Virgem de Chiquinquirá, a CEC realizará também uma festa em homenagem à Nossa Senhora.

A CEC informa que a cerimônia religiosa acontecerá durante o encerramento da Assembleia Geral dos Bispos do país, que começará no dia 05 de julho e que refletirá, justamente, sobre a presença da Igreja nos 200 anos da Colômbia como nação independente.

Por ocasião da celebração religiosa, o presidente da CEC, arcebispo de Barranquilla, Dom Rubén Salazar Gómez, convidou em uma mensagem transmitida pela conferência os fiéis colombianos para participarem do evento em comemoração ao Bicentenário de Independência do país. “Quero convidar a todos vocês para que se unam nesta ação de graças ao Senhor. Vamos agradecer (…) que Ele tem atuado em nossa história e segue agindo, dando-nos sua força, sua luz, sua graça, melhor dizendo, salvando-nos”, disse.

CFatedral Primada_Foto Edgar Zúñiga Jr..jpg
Catedral Primaz de Bogotá/ Foto: Edgar Zúñiga Jr.

O prelado afirmou que em todos os acontecimentos que culminaram na independencia da Colômbia, os fiéis devem “perceber a mão salvadora do Senhor”. E pediu para que os fiéis se comprometessem a seguir trabalhando de maneira árdua pela construção de países cada vez mais livres, justos, fraternos e solidários.

Por fim, Dom Salazar disse em sua mensagem que os sucessos do Bicentenário de Independência também “nos ajudam a compreender a situação atual do país e nos convidam a construir juntos uma nova pátria, uma pátria na qual o papel da Igreja tem uma enorme relevância, porque é luz e é fermento para a transformação da sociedade.

Congresso “Presença da Igreja nos 200 anos de independência”
Também em consonância com os atos que comemoram o Bicentenário da Colômbia, a CEC realizará, nos dias 01 e 02 de julho, o congresso “Presença da Igreja em duzentos anos de independência”. O evento terá como tema de reflexão “A partir da fé em Cristo construímos uma país” e girará em torno do papel da Igreja na história colombiana.

O congresso terá a participação de bispos, sacerdotes, religiosos, professores de história de Seminários e casas de formação, membros da Academia Colombiana de História, e outros, que por meio de conferências magistrais e foros de reflexão, compartilharão suas apreciações a respeito do fato histórico da Independência na Colômbia.

A data oficial que marcará a celebração do Bicentenário de Independência da Colômbia será 20 de julho, em memória ao dia que, em 1810, foi iniciada uma série de acontecimentos que, na Colômbia, abriram caminho à independência da Espanha e configuraram o que é hoje a nação sul-americana.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas