Arquidiocese de Porto Alegre sedia o IX Congresso Estadual da Pastoral da saúde
São Camilo de Lellis, Patrono dos Agentes da Pastoral de Saúde no Rio Grande do Sul |
Porto Alegre (Quarta-feira, 23-06-2010, Gaudium Press) A coordenação da Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá nos dias 24 e 25 de julho o IX Congresso Estadual da Pastoral da Saúde. Com o tema “Missão e visão da Pastoral da Saúde”, o encontro será realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, localizado no centro da cidade de Porto Alegre.
Segundo a irmã Elise Sehnem, membro da coordenação estadual da Pastoral da Saúde, o congresso contará com a presença do coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Dr. André Luiz de Oliveira, que reside em Uberlândia (MG), e que irá animar e clarear a missão e visão do plano estratégico da Pastoral da Saúde em âmbito nacional. Logo, o objetivo geral do evento, afirma a religiosa, é justamente tornar presente os elementos essenciais do plano estratégico para mobilizar e animar todas as equipes da pastoral, espalhadas por todo o Rio Grande do Sul.
Outro objetivo do congresso, conforme destaca a irmã Elise, é celebrar o Patrono dos Agentes da Pastoral da Saúde no RS, que é também o patrono dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde: São Camilo de Lellis, cuja data comemorativa é dia 14 de julho. “Queremos mostrar, através do encontro, a importância de trabalhar com os olhos fixos na nossa missão: priorizar a vida e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo, construindo o Reino de Deus. Lembrando ainda o exemplo e o testemunho do nosso patrono”, ressalta.
Durante a programação do congresso serão realizadas cinco conferências, com as seguintes temáticas: “Hábitos saudáveis da vida”, tema desenvolvido pelo Dr. André de Oliveira; “Campanha do diagnóstico DST/AIDS”, apresentada por Frei Luis Carlos Lunardi, coordenador nacional da Pastoral da AIDS; “Espiritualidade e Mística da Pastoral da Saúde á luz do Documento de Aparecida”, exposição feita pelo Pe. Cláudio Damé, assistente espiritual da Pastoral da Saúde do Regional Sul III; “Pastoral da Saúde na perspectiva das Pastorais Sociais” e “Doutrina Social da Igreja”.
Para a irmã Elise, esse congresso é de suma importância para a Pastoral da Saúde da região, pois irá reanimar os agentes, propiciar um momento de formação continuada e interação, através da socialização das atividades e conquistas da pastoral. Ela ainda cita uma frase de São Camilo de Lellis, que reforça a mística que os anima na caminhada: “‘Enquanto nossas mãos fazem o que devem, nossos olhos estejam atentos ao que falta, nossos ouvidos ouçam o clamor surdo e nosso coração se eleve em prece a Deus'”.
Deixe seu comentário