Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre sedia o IX Congresso Estadual da Pastoral da saúde

Arquidiocese de Porto Alegre sedia o IX Congresso Estadual da Pastoral da saúde

imagem de São Camilo de Lellis.jpg
São Camilo de Lellis, Patrono dos Agentes da Pastoral de Saúde no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (Quarta-feira, 23-06-2010, Gaudium Press) A coordenação da Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá nos dias 24 e 25 de julho o IX Congresso Estadual da Pastoral da Saúde. Com o tema “Missão e visão da Pastoral da Saúde”, o encontro será realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, localizado no centro da cidade de Porto Alegre.

Segundo a irmã Elise Sehnem, membro da coordenação estadual da Pastoral da Saúde, o congresso contará com a presença do coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Dr. André Luiz de Oliveira, que reside em Uberlândia (MG), e que irá animar e clarear a missão e visão do plano estratégico da Pastoral da Saúde em âmbito nacional. Logo, o objetivo geral do evento, afirma a religiosa, é justamente tornar presente os elementos essenciais do plano estratégico para mobilizar e animar todas as equipes da pastoral, espalhadas por todo o Rio Grande do Sul.

Outro objetivo do congresso, conforme destaca a irmã Elise, é celebrar o Patrono dos Agentes da Pastoral da Saúde no RS, que é também o patrono dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde: São Camilo de Lellis, cuja data comemorativa é dia 14 de julho. “Queremos mostrar, através do encontro, a importância de trabalhar com os olhos fixos na nossa missão: priorizar a vida e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo, construindo o Reino de Deus. Lembrando ainda o exemplo e o testemunho do nosso patrono”, ressalta.

Durante a programação do congresso serão realizadas cinco conferências, com as seguintes temáticas: “Hábitos saudáveis da vida”, tema desenvolvido pelo Dr. André de Oliveira; “Campanha do diagnóstico DST/AIDS”, apresentada por Frei Luis Carlos Lunardi, coordenador nacional da Pastoral da AIDS; “Espiritualidade e Mística da Pastoral da Saúde á luz do Documento de Aparecida”, exposição feita pelo Pe. Cláudio Damé, assistente espiritual da Pastoral da Saúde do Regional Sul III; “Pastoral da Saúde na perspectiva das Pastorais Sociais” e “Doutrina Social da Igreja”.

Para a irmã Elise, esse congresso é de suma importância para a Pastoral da Saúde da região, pois irá reanimar os agentes, propiciar um momento de formação continuada e interação, através da socialização das atividades e conquistas da pastoral. Ela ainda cita uma frase de São Camilo de Lellis, que reforça a mística que os anima na caminhada: “‘Enquanto nossas mãos fazem o que devem, nossos olhos estejam atentos ao que falta, nossos ouvidos ouçam o clamor surdo e nosso coração se eleve em prece a Deus'”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas