Papa recebe todos os bispos do Regional Leste 2 em visita Ad Limina
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-06-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu neste sábado, 19, os 35 bispos do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), que desde o começo de junho estão na Cidade do Vaticano realizando sua visita Ad Limina Apostolorum. Com informações da CNBB.
Durante o encontro, o Santo Padre discursou aos bispos presentes. Inicialmente, saudou os prelados em Ad Limina com grande afeto e, dirigindo-se ao presidente do Regional 2 da CNBB, arcebispo de Minas Gerais, Dom Walmor de Oliveira de Azevedo, agradeceu-o pelas amáveis palavras dirigidas em outras reuniões da Ad Limina.
Terminadas as primeiras considerações, o pontífice convidou os bispos do Regional Leste 2 para ajudarem os fiéis de suas dioceses a descobrirem a alegria da fé e de serem pessoalmente amados por Deus. O Santo Padre exortou também os prelados a terem grande confiança na graça e saberem infundir no povo esta confiança, para que a fé seja sempre guardada, defendida e transmitida.
O Santo Padre lembrou também aos bispos presentes que eles, como administradores do supremo sacerdócio, deveriam fazer com que a liturgia fosse verdadeiramente uma Epifania do mistério, isto é, expressão da natureza genuína da Igreja, e lembrou que de todos os deveres do ministério sacerdotal, o mais imperioso e importante é a responsabilidade pela celebração da Eucaristia, competindo a eles “providenciar para que os fiéis tenham a possibilidade de aceder à mesa do Senhor”.
Dom Walmor definiu ao Papa o Regional Leste 2 como o coração católico da Igreja no Brasil |
Concluindo seu discurso, o Papa fez um pedido aos prelados para que eles, “como guias do povo cristão”, promovessem a participação de todos os fiéis na edificação da Igreja. “Não vos canseis de alimentar nos fiéis o sentido de que pertencem à Igreja”, disse. Em relação a isso, entretanto, o Santo Padre alertou que o governo do bispo só será pastoralmente proveitoso se gozar de uma credibilidade moral. “Tal credibilidade predisporá as mentes para acolherem o Evangelho anunciado por ele na sua Igreja”, disse.
Por fim, Bento XVI agradeceu novamente aos presentes pelos serviços que prestam à Igreja com viva dedicação e amor. Por intercessão da Virgem Maria, invocou de Cristo a abundância dos dons e consolações celestes sobre o ministério de cada um dos bispos presentes, concedendo-os uma particular Benção Apostólica.
Por parte dos bispos da Regional Leste 2, falou Dom Walmor , que saudou o pontífice em nome dos prelados e exaltou a fé e a riqueza do patrimônio religioso dos povos mineiro e capixaba, definindo o Regional Leste 2 como o coração católico da Igreja no Brasil.
Deixe seu comentário