Gaudium news > Igreja do RS apresenta “Carta Mensagem” da 7ª Assembleia da Ação Evangelizadora

Igreja do RS apresenta “Carta Mensagem” da 7ª Assembleia da Ação Evangelizadora

bispo_riogrande_ Dom José Mário Stroeher.jpg
Dom José Mario foi quem redigiu a carta mensagem da 7ª Assembleia

Porto Alegre (Sexta-feira, 18-06-2010, Gaudium Press) O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que compreende o estado do Rio Grande do Sul, divulga a “Carta Mensagem” da 7ª Assembleia da Ação Evangelizadora, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho, na cidade de Porto Alegre. Como resultado dos momentos de reflexão, diálogo e celebração da Vida e Missão da Igreja do RS, os presentes na assembleia sentiram-se chamados a compartilhar com todas as comunidades cristãs suas perspectivas, compromissos, avanços, desafios e agradecimentos.

Através das palavras contidas na “Carta Mensagem” a Igreja do Rio Grande do Sul propõe-se a continuar animando todo o processo eclesial da ação evangelizadora, sobretudo à luz da Palavra da Deus, dando um enfoque maior a três prioridades: cuidado com a vida, formação e juventude. Em nome dos participantes, Dom José Mário Stroeher, presidente do Regional Sul 3, escreveu a carta.

“Queremos partilhar com todos que, movidos pelo Espírito Santo, assumimos o desafio de animar todo processo eclesial da ação evangelizadora com a Palavra de Deus. Em sintonia com a caminhada da Igreja da América Latina, encorajada pela Federação Bíblica Internacional Católica e pelo Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus (2008), e com a Igreja no Brasil, abraçamos com entusiasmo a Animação Bíblica da Pastoral”, afirma Dom José, no início da mensagem.

O bispo destaca que com a Animação Bíblica Pastoral é possível fazer da palavra de Deus a seiva que percorre todo o seu tronco e nutre todos os ramos, isto é, a alma da ação evangelizadora da Igreja. “Queremos ainda fazer dela o verdadeiro caminho onde todos os discípulos missionários adquiram conhecimento da Revelação, aprendam a viver a comunhão com Deus e exercitem, na caridade, sua missão no mundo para concretização do Reino”, acrescenta.

Segundo o presidente, essa é a hora de realizar um verdadeiro mutirão de Leitura Orante, especialmente usando o método da Lectio Divina. Ele ressalta ainda que a Igreja no RS é interpelada pela prioridade da evangelização da juventude, à luz do Documento 85 da CNBB, a escutar e a valorizar as organizações juvenis para constituir um serviço de articulação e animação regional.

Dom José salienta também que todos são convidados a um processo contínuo de exercício da cidadania, estudando, se possível em grupos, o subsídio das Pastorais Sociais da CNBB e de outras entidades nacionais: Eleições 2010: O Chão e o Horizonte. “Quanto mais consciente e responsável for nossa participação no processo eleitoral, mais justa e solidária será a sociedade brasileira”, diz.

“Na comunhão com a Trindade, invocamos a bênção, por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, sobre todos, para que tenhamos vida e vida em abundância”, conclui o bispo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas