Gaudium news > Igreja é a segunda maior geradora de empregos, afirma o cardeal Carlos Amigo

Igreja é a segunda maior geradora de empregos, afirma o cardeal Carlos Amigo

Espanha (Quarta, 11-02-2009, Gaudium Press) Depois de falar há alguns meses no fórum de Doñana (ES), o cardeal Carlos Amigo voltou a dizer, durante o treinamento para funcionários e voluntários das Obras Missionárias Pontifícias, que °a Igreja é a ‘empresa’ que mais gera empregos depois da administração pública”.

Apenas a Cáritas gerou mais de 14 mil postos de trabalho no ano de 2007. Dos participantes de seus cursos de formação, 73% são mulheres, quase o triplo da quantidade de homens; a maioria é composta por jovens e imigrantes. De acordo com os assistentes sociais da entidade, a Cáritas oferece, em muitas ocasiões, serviços que o próprio poder público não é capaz de fornecer por falta de infra-estrutura.

De acordo com as estatísticas da CEE (Conferência Episcopal Espanhola), a Igreja conta com cerca de 4.300 centros educativos (pré-escolas, ensinos primário, secundário, e universidades) que produzem milhares de contratos anuais, entre temporários e efetivos. Entre os serviços assistenciais, a Igreja conta com 858 residências, responsáveis pelo atendimento a cerca de 70 mil idosos pelo trabalho de 10 mil profissionais. Há 191 orfanatos que empregam cerca de dois mil trabalhadores e cerca de 150 centros de saúde (hospitais e ambulatórios) que geram milhares de empregos por ano.

°A maior empresa privada não chega a reunir três mil empregados°, afirma o cardeal. “No entanto, na Igreja, somamos mais de 5 mil trabalhadores, só entre jesuítas e salesianos”, completa. Cifra similar é gerada pelos religiosos camilos na Espanha, com suas residências, centros de dia e serviço de assistência a domicílio para idosos e doentes.

Madri reúne mais de 50 instituições religiosas e paróquias com postos de trabalho, que recebem diariamente dezenas de imigrantes em busca de emprego. As ONGs associadas à Igreja também criam centros de empregos todo ano, sem levar em conta o expressivo número de trabalhadores empregados em catedrais, museus, arquivos e prédios históricos.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas