Diocese de Blumenau celebra 10 anos de instalação
Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será levada em romaria até Aparecida, em cerimônia em Blumenau. |
Blumenau (Quarta-feira, 16-06-2010, Gaudium Press) A diocese de Blumenau, no estado de Santa Catarina, celebra nesse mês de junho uma década de sua instalação fazendo uma avaliação do que passou e dos avanços de sua breve história, enfocando as atenções para os novos desafios da caminhada. As comunidades da região devem vivenciar um profundo sentimento de alegria com as celebrações que estão sendo preparadas para comemorar essa importante data.
O primeiro evento programado será uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que antecederá a Celebração Oficial do 10º aniversário da diocese no dia 20 de junho. A carreata sairá da Paróquia São Luiz Gonzaga, no bairro Tribess, e percorrerá as ruas blumenauenses até a catedral São Paulo Apóstolo. Durante a celebração eucarística, que começará ás 19h, a liturgia irá enfatizar o Ano da Palavra.
Outro evento marcante será a Romaria Diocesana até o Santuário de Aparecida (SP) no dia 27 de junho. A viagem, com saída prevista para o dia 25, terá uma forte participação de todas as paróquias da região. A peregrinação acompanhará o retorno da sagrada imagem de Nossa Senhora Aparecida até São Paulo. Desde o dia 07 de outubro de 2009, uma réplica da sagrada imagem vem fazendo uma grande peregrinação por todas as comunidades da diocese catarinense.
A diocese de Blumenau foi criada no dia 19 de abril de 2000 pelo Papa João Paulo II, e sua instalação oficial foi no dia 24 de junho do mesmo ano, onde teve seu primeiro bispo diocesano, dom Angélico Sândalo Bernardino. Por ocasião dessa data, dom Angélico dá graças á Trindade Santa pela criação da diocese, que foi colocada sob a especial proteção de Nossa Senhora Aparecida desde o início de seu nascimento.
“Nestes abençoados e árduos anos caminhamos em comunhão e participação na ação evangelizadora! Passos importan¬tes foram dados na organização e dinamização da diocese, em todos os setores de sua vida. Alegrias e dores estiveram presentes, mas a generosa graça de Deus nos acompanhou, nos animou, nos robusteceu em todos os momentos”, afirmou dom Angélico.
Deixe seu comentário