Gaudium news > Papa pede testemunho da fé eucarística nas ações pastorais

Papa pede testemunho da fé eucarística nas ações pastorais

Cerimnia Papa diocese de Roma SJ Latrao2_16_06.jpg

Santo Padre recomendou também a celebração da Santa Missa no respeito às normas litúrgicas

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 16-06-2010, Gaudium Press) Para o Papa Bento XVI, a ação apostólica não deve ser reduzida a um “estéril ativismo” e deve haver “testemunho da fé eucarística nas ações pastorais”. Os apelos foram feitos ontem aos participantes do Congresso Diocesano da diocese de Roma, cujas discussões tiveram início também nesta terça-feira.

O Santo Padre inaugurou o encontro anual como sempre na Basílica de São João Latrão. O congresso aconteceu sob o tema “Eucaristia dominical e testemunho da caridade”.

A Santa Missa, “celebrada no respeito às normas litúrgicas e com uma adequada valorização da riqueza dos sinais e dos gestos, favorece e promove o crescimento da fé eucarística”, enfatiza o pontífice. É a Eucaristia, diz, “que transforma um simples grupo de pessoas em comunidade eclesial: a Eucaristia faz a Igreja”.

A Eucaristia liberta “dos vínculos do individualismo” e ajuda a superar “as diferenças devidas às profissões, à classe, à nacionalidade” porque “o mundo e os homens não precisam de uma posterior agregação social, mas da Igreja, que é em Cristo como um sacramento”.

Segundo o Santo Padre, a sociedade deve ser alterada a partir da caridade. O “testemunho da caridade pelo discípulo de Jesus não é um sentimento passageiro, mas ao contrário, é o que molda a vida em toda a circunstância”, observa o Papa. As pessoas empenhadas nas ações de caridade pedem pela “dedicação e a generosidade com as quais servem os pobres e os marginalizados”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas