Gaudium news > Lima realiza grande celebração pelo “Corpus Christi Andino”

Lima realiza grande celebração pelo “Corpus Christi Andino”

Lima (Terça-feira, 15-06-2010, Gaudium Press) Uma semana após a grande celebração do Corpus Christi no Campo de Marte de Lima, no dia 6 de junho passado, cerimônia que encerrava o I Congresso Eucarístico e Mariano (CEM 2010) da capital peruana, a cidade viveu outra celebração de não menor significado no domingo passado: o “Corpus Christi Andino”, presidido na Basílica Catedral de Lima pelo cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, arcebispo da cidade.

O “Corpus Christi Andino” é a celebração da exaltação do Corpo de Cristo realizada pelos povos de fala quéchua, particularmente os habitantes das zonas mais altas dos departamentos (estados) de Cusco, Huncavelica, Apurímac, Ayacucho e Puno. A celebração realizada na Catedral Primada do Peru contou com representantes de todas essas regiões e especialmente quéchua-falantes residentes em Lima. A comemoração incluiu uma procissão na Praça de Armas de Lima, pela qual partiram em romaria imagens tradicionais da piedade dessas populações.

“Mantenham seus costumes, estas imagens, estas novenas de oração. Mantenham a tradição da fé. Não se esqueçam de seus avós, que rezavam o Santo Rosário, que se aproximavam da confissão, que cuidavam sempre de seus filhos”, instou o purpurado limenho às populações de fala quéchua, para que preservassem e reavivassem suas manifestações culturais cristãs à luz do mistério eucarístico: “Nos une o amor a Deus, a fé em Jesus Cristo, a fé na Igreja Católica, o amor aos santos e às santas. Nos une uma profunda devoção à Virgem Maria. Tudo isto é um compromisso que nos faz pensar na grandeza do mistério da Eucaristia”, declarou.

Esta consciência de terem sido abençoados pela fé em Cristo e na Igreja, na mente do arcebispo de Lima, deve ter consequências práticas na vida social e familiar: “Grande obrigação, Cristo vive em mim, para que me comporte bem, para que cuide de minha família, eduque meus filhos, para que viva a verdade, a paz e a justiça. Cristo vive em mim porque voltou por mim”.

Refletindo sobre a leitura evangélica do dia, que tratava da mulher pecadora que entra na casa do fariseu Simão e lava com suas lágrimas os pés de Cristo e os enxuga com seus cabelos, o purpurado frisou o fato de que o perdão outorgado por Cristo a essa mulher se deveu ao seu grande amor:

“‘Simão, você me convidou para a sua casa, porém não me ofereceu a água para eu me lavar, não me ofereceu a amizade na saudação ao chegar, mas esta mulher, desde que cheguei, está chorando por seus pecados, e com suas lágrimas me lava os pés e me beija (…), a quem vou querer mais, a quem vou perdoar mais, a você, fariseu hipócrita, que critica tudo, ou a você mulher sincera, honesta, que tem sido pecadora, mas que agora se arrepende?'”, citou as escrituras o cardeal.

“Irmãos, essa é a lição”, disse. “Jesus veio para buscar todos os pecadores. Por isso, quando lemos aqui que perdoou muito, é porque amou muito”, concluiu.

O Padre Luis Ayala, vigário pastoral dos quéchua-falantes residentes em Lima, concelebrou a eucaristia com o cardeal.

Com informações da assessoria de imprensa da arquidiocese de Lima.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas