Fórum Bíblico discute “Bíblia e Comunicação”
A assessora de comunicação, Maria Cecília Rover, falou sobre os trabalhos referentes à Bíblia feitos pela CNBB |
Barueri (Segunda-feira, 14-06-2010, Gaudium Press) A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), organizou nos dias 10 e 11 de junho últimos o 6º Fórum de Ciências Bíblicas. Ocorrido no Museu da Bíblia, na cidade de Barueri, em São Paulo, o evento teve como tema “A Bíblia e a Comunicação” e contou com a participação de profissionais da área como assessores de comunicação e professores.
A assessora da Comissão Bíblico-catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Maria Cecília Rover, participou do Fórum comentando os trabalhos referentes à Bíblia que são feitos pela comissão. Em relação ao que foi discutido no fórum, a assessora afirmou: “Foi importante perceber que todos buscamos um mesmo objetivo: fazer com que a Palavra de Deus seja conhecida, amada e vivida pelo povo”.
A professora de Ciências da Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo, Magali do Nascimento, também esteve presente no evento e discorreu sobre a peculiaridade da Bíblia. Para a docente, o Evangelho vai além da comunicação entre Deus e os homens, devendo ser entendido principalmente como resultado da capacidade e do desejo dos seres humanos na sua relação com Deus.
Já o professor do Seminário Adventista, o teólogo Valdecir Simões Dias, falou sobre a utilização dos meios de comunicação na difusão da palavra de Deus e afirmou que o rádio continua sendo a mídia mais popular, de mais possível presença em todos os lugares do país.
Sobre a chave do sucesso da comunicação da Bíblia, o consultor de traduções da SBB, doutor na área de Novo Testamento, Vilson Scholz, afirmou que esta comunicação é sempre determinada pelo destinário da mensagem, por isso, segundo ele, a preocupação com a tradução do Evangelho, que deve ser fiel à mensagem original da Bíblia sem deixar de ser fiel ao público leitor.
Como não podia deixar de ser, o fórum bíblico ainda abriu espaço para discutir as novas mídias digitais (Twitter, Orkut e Facebook) como ferramentas difusoras do Evangelho. Nesta área, a grande novidade, segundo o que foi abordado no encontro, é o Glow, sistema de mídia digital e interativo da Bíblia que nasceu com o intuito de acostumar uma geração nascida na era da internet a ler a Palavra de Deus.
Deixe seu comentário