Dom Geraldo Majella recebe título de cidadão paulistano
Dom Geraldo viveu em São Paulo os primeiros anos de sua trajetória sacerdotal |
São Paulo (Sexta-feira, 11-06-2010, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de Salvador, Bahia, e primaz do Brasil, Dom Geraldo Agnelo Majella, será homenageado em São Paulo com o título de cidadão paulistano. O prelado receberá a honraria hoje, às 19h, em sessão solene realizada na Câmara Municipal.
A homenagem a Dom Geraldo remete aos primórdios de sua trajetória sacerdotal. O prelado morou na capital paulista dos 14 aos 44 anos de idade, período em que fez todos os estudos para o sacerdócio e viveu os primeiros anos como padre. Sobre os anos que passou na cidade, o arcebispo declarou: “Sou muito grato a cidade que me acolheu e me sinto um cidadão paulistano”.
A iniciativa de conceder o título de cidadão paulistano a Dom Geraldo Majella veio do vereador Toninho Paiva, do Partido da República (PR), que é católico praticante e membro há mais de 40 anos da Sociedade São Vicente de Paulo.
A solenidade contará com a presença de autoridades eclesiásticas e políticas que prestigiarão o arcebispo primaz do Brasil. Conforme a assessoria de comunicação do vereador, será parte do evento também a apresentação do Coral do Mosteiro São Bento.
Biografia
Dom Geraldo nasceu na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1933. Com 23 anos, concluiu o curso de teologia na Catedral de São Paulo e recebeu sua ordenação presbiteral. Logo depois mudou-se para Roma, onde estudou no Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, obtendo o grau de Doutor em Teologia com especialização em Liturgia, no ano de 1969.
De volta ao país, o prelado recebeu sua ordenação episcopal em 1978, tornando-se bispo de Toledo, no Paraná. Cinco anos depois, assumiu a arquidiocese paranaense de Londrina, onde ficou até 1991, ano em que nomeado secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Em 1999, tornou-se arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, função que exerce até hoje.
Deixe seu comentário